ArtigoNotícias

Não tem Bioma Pantanal no Planalto.

Caso o filósofo Agostinho de Hipona, morasse no Pantanal ele diria que a verdade seria como uma onça, se a deixarmos solta, ela certamente saberá se defender…

Passamos os últimos dois anos, acuados como onças no Pantanal, defendendo-nos ou sofrendo as agruras da desinformação com sucessivos vazamentos de mapas e levantamentos parciais, com uma matilha de ativistas preconizando o fim do Pantanal.

Em 2023, apesar de uma bela enchente as manchetes traziam um Pantanal desértico com severa diminuição de água, omitindo que na produção dos estudos citados, a própria entidade afirmasse que seu escopo não era definir área de perda de água, o pau cantou em todas as mídias divulgando perda de água.

No Pantanal já atingimos os píncaros das previsões acertadas sobre questões de cheias e secas, com a máxima de Seu Jejé: “- Se tchovê, entche.”

Eis que nosso até então malavistado Map Biomas, depois de tanta esfregação nas fuças nos pantaneiros, pelos arautos do ambientalismo, como verdade científica absoluta, nos brinda recentemente com uma “Nota Técnica Conservação da Planície e do Planalto na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.”

Reina o mais profundo e abissal silêncio, naquilo que quando fora divulgado fatiado, com as mais ensurdecedoras fanfarras do Apocalipse, gritos e desespero das vivandeiras do fim do mundo, agora íntegro e publicado com os rigores da pesquisa cientifica, é recebido com absoluto descaso, por encerrar com velhas narrativas repetidas “ad nauseam”.

Como dizem os cientistas responsáveis pela elaboração do estudo: “- As informações produzidas nesta Nota Técnica podem ser utilizadas para subsidiar mecanismos de compensação ambiental relativos à Reserva Legal e contribuir com ações voltada à conservação dos biomas.”

Não quero me alongar já que divulgarei o link para que este trabalho seja acessado, divulgado e espalhado, devemos nos esforçar para que ele alcance a mais ampla divulgação possivel, seus mapas e suas conclusões devem ser passadas a nossos filhos para que enfrentem a desinformação porventura divulgada nas escolas…

Me cabe entretanto levar a todos os pantaneiros e aos que amam o Pantanal, o regozijo pelos cientistas terem tocado no mais fundamental aspecto, que causa pesadelos em todos os pantaneiros, a confusão estabelecida entre planalto e planície do Pantanal.

Com a palavra o Map Biomas esclarecendo urbi et orbi este aspecto que deveria ser eternizado em bronze: “-A planície da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai ( BAP) está localizada no Bioma Pantanal. JÁ O PLANALTO DA BAP ESTÁ LOCALIZADO NOS BIOMAS CERRADO E AMAZÔNIA (grifo nosso) onde nascem os rios que são fundamentais na preservação da planície pantaneira.

A planície tem 85 % de sua área coberta com área natural e o Planalto apresenta menos da metade (38%) de sua área com vegetação natural.

Utilizando os dados de cobertura e uso da terra da coleção 8 do Map Biomas, os limites das propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a porcentagem de Reser Legal (RL) necessária comparou-se a situação do passivo e excedente de vegetação nativa em RL de propriedades na planície e no planalto, como também nos biomas, na BAP e no estado de Mato Grosso do Sul (MS).

O bioma Pantanal possui 67% das propriedades com excedentes de vegetação nativa (área natural) e 1% do passivo ambiental da BAP. O PLANALTO TEM 99% DO PASSIVO AMBIENTAL DA BAP (grifo nosso), sendo 67% na Amazônia e 24% no Cerrado dentro da Amazônia legal e 8% no restante do bioma Cerrado dentro da BAP.

No estado de Mato Grosso do Sul 87% do excedente de vegetação nativa em Reserva Legal (RL) está dentro do Pantanal. O Cerrado da BAP tem 17 % de excedente e o Cerrado dentro da Bacia do Paraná no MS possui um saldo negativo (diferença entre o excedente e o passivo em RL) de aproximadamente 400 mil hectares da vegetação nativa e. Reserva Legal.”

Necessitamos reafirmar que os dois Rios, Paraná e Paraguai são sub bacias de uma mesma Bacia Platina, mas consideramos este ajuste de contas feito pela instituição com mais citações contra o Pantanal, um verdadeiro desagravo ao Pantanal e aos pantaneiros.

Para os pantaneiros, nestes momentos em que parece desanimador, por esta irracional campanha de desinformação capitaneada por ongs fatiando levantamentos, devemos continuar a peitar sem receio, todas as mentiras sobre o Pantanal, até que, como o genial Camões cantou: “-Cesse tudo que a antiga musa cante, pois um valor maior se alevanta.”

Mesmo com o Pantanal sem impor nada, a verdade quando é exposta com humildade, cataliza e reverbera por solidariedade, até inimagináveis limites.

Nota-Tecnica-BAP-25.01.24

 

Armando Arruda Lacerda

Porto São Pedro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo