MSNotícias

Prefeitura de Naviraí inicia mutirões de cirurgias de catarata para zerar a fila de espera

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Saúde, deu início ao Programa Municipal de Oftalmologia, que tem como objetivo atender a todos os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, que necessitam desse procedimento e buscar zerar a fila de espera. O programa conta com recursos do município, demonstrando o comprometimento da Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Saúde, em cuidar da saúde ocular da população.

Nesta sexta-feira (19/01), foi realizado o primeiro mutirão de cirurgias de catarata do Programa Municipal de Oftalmologia, que aconteceu na Clínica de Olhos, com o oftalmologista Dr. Vitor Monticuco, quando foram atendidos 20 pacientes que estavam aguardando na fila de espera.

Além da cirurgia em si, é fundamental destacar que esses procedimentos exigem exames prévios, como biometria e ultrassom, que também são custeados pelo município. Dessa forma, os pacientes têm acesso a uma assistência completa e gratuita, desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico.

A prefeita Rhaiza Matos e o gerente de Saúde, Marcio Grei de Figueiredo, acompanharam o lançamento do Programa Municipal de Oftalmologia. A Chefe do Executivo reforçou que outros mutirões de cirurgias de catarata serão realizados, visando atender a todos os pacientes que ainda aguardam na fila de espera. “A nossa meta é zerar essa demanda reprimida para proporcionar uma visão renovada e uma melhor qualidade de vida para todos aqueles que sofrem com a visão comprometida devido ao avanço da idade”, disse a prefeita.

O oftalmologista Dr. Vitor Monticuco, esclareceu que após o procedimento cirúrgico, os pacientes já são submetidos ao primeiro exame de pós-operatório e retornam em alguns dias para uma nova avaliação. “Esse acompanhamento é fundamental para garantir o sucesso da cirurgia e a recuperação plena da visão dos pacientes”, concluiu.

O Programa Municipal de Oftalmologia, possui uma importância considerável, uma vez que se dedica a cuidar de pessoas que enfrentam sérios problemas de visão devido à catarata. Ao oferecer tratamento e cirurgias de forma acessível, a prefeitura está promovendo a saúde ocular e o bem-estar da população de Naviraí.

Fotos: Júnior Lopes/ Assessoria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo