MSNotícias

Parceria entre Agepen e Senar promove educação profissionalizante para internos da Penitenciária de Dourados

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) uniu esforços com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) para oferecer programas de qualificação profissional na área de horticultura para reeducandos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

No Curso de Implantação e Manejo Básico de Hortas, realizado de 11 a 13 de março, os detentos receberam instruções abrangentes sobre o cultivo de hortaliças no Brasil. O currículo abordou desde a importância econômica e social da olericultura até técnicas específicas de plantio, correção do solo, irrigação e manejo de pragas.

“A certificação do Senar oferecida ao término do curso amplia as perspectivas de emprego para os participantes após a sua reintegração à sociedade”, destaca o diretor da PED, Rangel Schveiger.

O segundo curso, Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, realizado de 18 a 20 deste mês, explorou o potencial terapêutico das plantas. Ministrado pela bióloga e instrutora do SENAR/MS, Roseléa Curi Dolores, o programa destacou a importância dos fitoterápicos como uma alternativa acessível aos medicamentos convencionais. Com ênfase na integração do conhecimento popular com a ciência, os participantes aprenderam a cultivar e processar plantas medicinais para uso pessoal e potencial comercial.

“Estes cursos fazem parte de um esforço mais amplo de qualificação promovido pela Penitenciária Estadual de Dourados, demonstrando um compromisso com a reinserção social e a redução da reincidência criminal”, pontua o diretor da penitenciária. Segundo ele, a qualificação também está sendo utilizada para recuperar as hortas instaladas na unidade penal.

Servidores

A preocupação com o constante aperfeiçoamento é uma realidade na PED, segundo o dirigente, inclusive no que se refere aos servidores. “Além dos apenados, estão sendo oferecidas várias capacitações aos policiais penais da unidade, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma.

Para os servidores, foram realizadas capacitações nas áreas de Oratória, Primeiros Socorros e Chefia e Liderança.

Comunicação Agepen

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo