NotíciasPolítica

Netanyahu convidou Bolsonaro Para visitar Israel após declaração de Lula como ‘Persona Non Grata’

Primeiro-ministro de Israel convida ex-presidente Jair Bolsonaro para visita após Lula ser declarado ‘persona non grata’

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para uma visita a Israel, de acordo com uma carta escrita no dia 26 de fevereiro de 2024. Este convite foi feito aproximadamente uma semana após o presidente brasileiro na época, Lula, ser considerado ‘persona non grata’ por suas observações sobre as atividades de Israel na Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro.

A carta de convite foi assinada em 26 de fevereiro de 2024. Lula, o presidente brasileiro na época, foi declarado ‘persona non grata’ no dia 19 do mesmo mês, após fazer uma comparação das ações de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Na carta, Netanyahu agradece pelo ” apoio inabalável [de Bolsonaro] a Israel em arenas internacionais”. (Leia abaixo a carta na íntegra).

“Durante o seu mandato como Presidente do Brasil, as relações entre nossos dois países atingiram novos patamares. Guardo lembranças muito queridas da minha viagem ao Brasil e gostei muito de me encontrar com você.”

Alguns dias depois de solicitar a devolução do passaporte, retido por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 9 de fevereiro, Bolsonaro foi convidado.

No dia 25 de fevereiro, Bolsonaro marcou presença em um evento na Avenida Paulista, em São Paulo. Durante o evento, ele subiu em um trio elétrico e discursou, carregando consigo a bandeira de Israel. Netanyahu não deixou de notar tal ação.

O ex-presidente já havia feito uma demonstração de apoio ao israelense anteriormente. Dias antes, Bolsonaro postou um vídeo antigo onde, em uma entrevista, ele defende a autonomia de Israel e declara seu desejo de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém.

Lula ‘persona non grata’

Lula foi nomeado ‘persona non grata’ por fazer comparações das ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial.

A reação das autoridades israelenses foi imediata: “Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.

Carta de Netanyahu a Bolsonaro

Prezado sr. Bolsonaro,

Espero que esta carta o encontre bem. Gostaria de expressar meu apreço pelo seu contínuo e veemente apoio ao Estado de Israel.

Ontem, você demonstrou sua solidariedade com o povo e o Estado de Israel, orgulhosamente empunhando a bandeira de Israel em um comício em São Paulo. Isso foi uma clara e moralmente sólida rejeição às acusações ultrajantes do seu sucessor contra as operações das Forças de Defesa de Israel em Gaza.

Durante o seu mandato como Presidente do Brasil, as relações entre nossos dois países atingiram novos patamares. Guardo lembranças muito queridas da minha viagem ao Brasil e gostei muito de me encontrar com você.

Sua verdadeira amizade para com Israel foi firmemente expressa ao longo de seu mandato, tanto em palavras quanto em ações, incluindo seu apoio inabalável a Israel em arenas internacionais. Sua amizade é ainda mais importante durante tempos de crise e guerra, e por isso convido você e sua família a visitar Israel para demonstrar sua solidariedade com o povo de Israel.

Espero vê-lo em breve.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo