Câmara Municipal

Movimento para auxiliar empreendedores durante crise da pandemia é divulgado em sessão na Câmara

A crise econômica como reflexo da pandemia do coronavírus penalizou 80% dos empreendedores. Como resposta a estas dificuldades, surgiu o movimento Unidos pelo Brasil, programa voltado a ajudar pequenos empreendedores e empresas juniores para receberem assessoria e consultoria visando reestruturarem seus negócios. A iniciativa foi apresentada, durante sessão remota desta terça-feira (13), por Júlia Xixa de Santana Moreira, representante da empresa Juniores de Mato Grosso do Sul. Ela falou do assunto a convite do vereador Papy.

“Nesta pandemia, que exigiu o distanciamento social, 80% dos empreendedores já sentiam efeitos da crise. Considerando que 50% dos empregos formais são gerados pelos pequenos negócios, se fez imperioso entender que esse movimento precisava ajudar os empreendedores a sair dessa lama; com isso surgiu o Unidos do Brasil, programa de doações para pequenos empreendedores e juniores”, afirmou Júlia Xixa. As doações são feitas por pessoas físicas e jurídicas, sendo que os recursos são revertidos em ações de educação para ajudar na reestruturação dos empreendedores.

Há possibilidade de efetuar doações para microempreendedores de Mato Grosso do Sul ou doar para o País todo, sendo que neste caso o dinheiro é dividido de maneira igualitária entre todos os estados. No caso de pessoas físicas, o valor mínimo é de R$ 500. Caso haja R$ 8 mil em doações, essa empresa ganha divulgação, selo de doação e pode se posicionar no mercado como uma empresa que se preocupa com o crescimento econômico do País. Com mais recursos, essas ações de divulgação são ampliadas, com campanhas e até vídeos personalizados.

O movimento de empresas juniores é formado por universidades e busca colocar em prática a teoria aprendida, nos mais diferentes cursos. “Nossa missão é formar, por meio de vivência empresarial, empreendedores capazes de transformar o País. Todo dinheiro arrecadado é reinvestido em educação, pois queremos tornar o país mais competitivo. Todo projeto visa o desenvolvimento sustentável”, esclareceu Júlia Xixa Moreira. No Estado, são 26 empresas juniores, com mais de 500 jovens empreendedores dentro das universidades.

O vereador Papy, autor do convite para a jovem usar a Palavra Livre, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do protagonismo da juventude. “Temos projeto de lei tramitando que institui e fixa diretrizes para apoio e implantação de empresas juniores, para incentivar esse crescimento não apenas na UFMS, mas em todas as universidades”, disse o vereador, acrescentando que uma das metas é ingressar no mercado de trabalho ainda durante a universidade.

#PraCegoVer – Fotografia. Monitor com a imagem de Julia Xixa. Ao lado, outra tela com sua apresentação sobre o programa Unidos pelo Brasil, durante a sessão remota desta terça-feira. Os computadores estão sobre bancada no Plenarinho da Câmara. Sentados, conduzem a sessão os vereadores Carlão, primeiro secretário, e Cazuza, primeiro vice-presidente, ao lado de servidores. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo