BrasilNotícias

Áudio: professor acusa Bolsonaro de ‘nazista’ e diz que aluno pode ser preso por chamar Lula de ladrão

Para Jadir Anchieta, que leciona história em escola de São Bonifácio (SC), estudantes precisam aceitar o seu ‘ensinamento’

Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica São Tarcísio, localizada em São Bonifácio (SC), tornaram público o áudio do docente de história, Jadir Ribeiro Anchieta, realizando atividade de proselitismo político durante a aula. O professor Anchieta qualifica o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “nazista e ladrão”. Paralelamente, defende que indivíduos que atribuírem a alcunha de “ladrão” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderão ser processados por difamação.

O episódio embaraçoso envolvendo os estudantes ocorreu no dia 1º de março, um mês após o começo das aulas. A declaração do docente aconteceu quando um jovem expressou que sentia “saudades de Bolsonaro”.

Jadir repreendeu o estudante de imediato. O docente atribuiu ao ex-presidente a culpa de cometer delitos. “A gente não pode ter saudade de um cara que promove torturador e tortura.”

Outra aluna rebateu o docente: “E, o Lula que é ladrão, professor?”.A resposta veio em tom de ameaça. “Você não pode dizer que o Lula é ladrão porque isso dá cadeia para você”, disse Jadir. “Isso é difamação, é calúnia.”

A campanha prosseguiu. Jadir assegurou aos estudantes que a condenação de Lula foi uma “armação do Judiciário”. Ele também declarou que o senador Sérgio Moro (União-PR) e o ex-presidente Bolsonaro acabarão na prisão.

O professor desafiou os alunos a encontrar evidências contra Lula, sob o pretexto de ser um “trabalho de aula de história recente”.

À medida que a classe se torna cada vez mais inquieta com o ativismo político na própria sala de aula, o professor persiste em associar Bolsonaro e figuras políticas da direita internacional ao movimento norte-americano Ku Klux Klan, que advoga pela supremacia branca. Neste ponto, ele traz à tona o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Parlamentar pede afastamento de Jadir

Os responsáveis pelos estudantes elaboraram um pedido formal de afastamento para Jadir. De acordo com a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC), o professor já enfrenta processos criminais por “violência doméstica”.

A deputada de Santa Catarina compartilhou em suas plataformas de mídia social o áudio registrado pelos estudantes. Ela declarou que está tomando medidas junto à Secretaria de Educação de Santa Catarina contra o educador de história.

“Os estudantes conheceram de perto o ímpeto vermelho de um professor deseducador”, escreveu Júlia. “Esse senhor não possui a menor condição de seguir à frente de uma sala de aula, seu comportamento envergonha os verdadeiros educadores em nosso país.”

A doutrinação na escola

Parece que a “doutrinação ideológica” do professor de história da São Tarcísio não é um incidente único na escola.

No ano de 2021, conforme noticiado pela Rádio Cidade de Santa Catarina, uma arte criada em colaboração entre um professor e sua turma foi elogiada e divulgada pela instituição de ensino. A obra em questão apresenta a bandeira do Brasil juntamente com uma imagem de Bolsonaro, que na época ocupava a presidência da República, retratado com olhos vendados, chifres e um tridente desenhados, fazendo referência à figura do diabo.

Informações sobre São Bonifácio

O município de São Bonifácio, que é pequeno e possui pouco mais de 3 mil residentes, se encontra a 85 km de distância da capital de Santa Catarina, Florianópolis.

Nas eleições presenciais de 2022, no segundo turno, Jair Bolsonaro foi o candidato com mais votos na cidade. O antigo presidente obteve 1.906 votos, o que corresponde a 81,38% do total de votos contabilizados. Já Lula recebeu 436 votos, o que corresponde a 18,62% dos votos do eleitorado local.

No posto de governador de Santa Catarina, os habitantes de São Bonifácio optaram por um representante do Partido Liberal. Jorginho Mello teve 1.903 votos, o que corresponde a 83,14% do eleitorado local. Décio Lima, o candidato petista que competiu com o atual governador catarinense no segundo turno de 2022, obteve 386 votos, ou seja, 16,86% dos eleitores.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo