BrasilNotícias

Investimentos em Faria Lima desaceleram devido a preocupações com a politização do judiciário

Para gestores as decisões dos tribunais superiores estão cada vez mais politizadas, e isso acaba impactando as decisões de investimentos

A Faria Lima está começando a se preocupar com a politização do Judiciário brasileiro, especialmente dos tribunais superiores, e a imprevisibilidade das sentenças.

A Revista Oeste conversou com gestores de fundos que relataram que, desde meados de 2022, estão reestruturando suas estratégias de investimento devido a decisões “extravagantes” tomadas pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça.

“Sempre aparece alguma oportunidade de investimento em ativos sob julgamento de algum tribunal brasileiro. Mesmo com jurisprudência favorável e mesmo com um desconto interessante, a resposta é não. Não vamos investir”, explicou o sócio-fundador de uma importante gestora de investimentos, com mais de R$ 15 bilhões sob gestão.

De acordo com outro executivo, há um crescente reconhecimento por parte dos investidores internacionais do perigo que a diminuição da segurança jurídica no Brasil representa, “e isso acaba forçando os fundos estrangeiros a recalibrar os seus portfólios”.

“O risco representado pelo judiciário para os investimentos está aparecendo nos relatórios das consultorias de risco político e nas casas de análise internacionais. Em algumas já está em primeira posição”, salientou o gestor.

As informações são da Revista Oeste

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo