ArtigoNotícias

PROJETO PILOTO nova fonte de recursos!

Notícias dão conta que Governo vai ajudar  o quarentão  Sesc num novo Projeto Piloto.

Novos argumentos de autoridade e  sabedoria  de especialistas, rejuvenescidos ao assumir posições até aqui inéditas…

Evidentemente plagiadas  das copiosas manifestações  pantaneiras sobre o Rio Taquari,  a exemplo de purificação de águas  pela limpeza de sedimentos e  acomodação dos nutrientes, ao inundar antigos campos, reposição dos rios subterrâneos  e principalmente a comprovada  Arca de Noé para fauna.

Tal cópia carrega  evidentemente, a semente de um grande bem: é o máximo de autocrítica  que tantas vaidades aceitam.

Antes tarde do que nunca…

Felizes, porque mais uma vez o dinheiro público  virá suprir todas as novas necessidades que imaginam suficientes para provar que o errado é certo.

Depois disso, só restaria apelar à  ONU, infelizmente, nem uma intervenção mundial teria o condão de impedir esse barril de combustível  incendiar de novo…

Diante de tamanha demonstração  de força, tentando nos calar por seu  autoritarismo, só resta aos pantaneiros apelar ao Promotor Joelson de Campos Maciel, que trilha um caminho mais lógico e juridicamente capaz de trazer os resultados que a sociedade almeja e o Pantanal precisa.

A transformação da atividade pecuária em turismo, obteve um grande sucesso neste período de muita água em Poconé, restando agora, talvez, voltar a imaginar que um pouco de gado, consumindo o excesso de massa vegetal combustível seja uma das alternativas óbvias.

Mas, você  empoderar um ribeirinho com algumas vacas neste período de seca, torna-se pecado mortal por  incompatível  com o projeto global dos financiadores para áreas úmidas de torná-las entidades dotadas de direitos inerentes à Natureza e com personalidade Jurídica, sujeitas portanto a uma Administração  Supra Nacional.

Esse processo já ocorrido em algumas partes do Globo, ganhou o nome de gentrificação

do inglês Gentry, genérico  para alta sociedade, alta burguesia,  gente milionária ansiosos para viver seu “spleen” em novidadeiros lugares, curtindo novos  prazeres estéticos e atividades de lazer.

O Pantanal é a bola da vez para isso, estando o processo bastante adiantado, nesse ponto tivemos os incêndios, acontecidos a tempo e hora  para toda a sociedade brasileira repensar o futuro do Pantanal.

Grandes empreendimentos, pela Legislação Brasileira Atual necessitam de Eia Rima para avaliar seus impactos para os habitantes do lugar!

Como Reservas, Apas, ou qualquer área Snuc, concentram todas universais boas intenções, isso é substituído por um simples Plano de Manejo, confeccionado por especialistas contratados a peso de ouro.

Eis o ponto fulcral  onde as esperanças das comunidade tradicionais do Pantanal se concentram, para serem abordadas pelos Ministérios  Públicos: Se um Plano de Manejo, vem há décadas  dando errado e ele substituiu um Eia Rima, não estaria na hora, visto que tantas boas intenções transformaram o Pantanal num inferno, de se exigir um Eia Rima para esse extemporâneo Projeto Piloto? E que não seja fatiado só pro SescPantanal, mas extensivo  a todas as Unidades SNUC  do Pantanal?

Como pantaneiro, abençôo as águas que invadiram minha fazenda, o ar puro que respiro, esta terra que não me sinto dono mas simples guardião temporário e este fogo, este incêndio, que deve purificar o  Pantanal de tantas más intenções…

Armando LacerdaPorto São Pedro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo