AL MS

PARLAMENTARES DEVEM VOTAR CINCO PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO NESTA QUARTA-FEIRA

Todas as matérias previstas são referentes a pedidos de calamidade pública devido à Covid-19

O Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deve apreciar cinco projetos de decreto legislativo na Ordem do Dia desta quarta-feira (24). Todas as matérias são referentes a pedidos de estado de calamidade pública e estão pautadas para discussão única. A sessão acontece de maneira remota e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal 9 da Net ou pelos canais de comunicação da Casa de Leis – TV ALEMS,  Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

A votação abrange os pedidos dos municípios de Caarapó, Aparecida do Taboado, Rio Verde de Mato Grosso, Iguatemi e Eldorado – que correspondem, respectivamente, aos Projetos de Decreto Legislativo 36, 37, 38, 39 e 40/2020. As solicitações foram feitas pelos chefes do Executivo de cada cidade, devido à pandemia provocada pela doença Covid-19, e convertida em projeto pela Casa de Leis.

Caso as matérias sejam aprovadas, ficará reconhecido, exclusivamente para os fins do art. 65 da Lei Complementar Federal 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), o estado de calamidade pública nos municípios, com efeitos até 31 de dezembro de 2020. A legislação também poderá ser prorrogada com nova solicitação encaminhada pelo prefeito da cidade.

Os municípios deverão observar ainda as regras estabelecidas pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus e as alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também estarão autorizadas a abertura de crédito extraordinário e as movimentações de dotações por meio de transposição, remanejamento, transferência e utilização da reserva de contingência.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar