InternacionalNotícias

PF se manifesta sobre caso de jornalista português levado para delegacia

Sérgio Tavares passa por ‘procedimento padrão’ ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, afirma Corporação

Neste domingo, 25, a Polícia Federal (PF) comunicou que o jornalista português Sérgio Tavares foi submetido a um “procedimento padrão” para determinar se a sua vinda ao Brasil foi para turismo ou trabalho (veja a nota completa no final desta matéria). Tavares afirmou que foi conduzido à delegacia.

O jornalista afirmou, na manhã de domingo, que foi detido no Aeroporto de Guarulhos. Sua vinda ao Brasil tinha como objetivo cobrir o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava programado para ocorrer às 15 horas na Avenida Paulista, em São Paulo.

A Polícia Federal, em um comunicado emitido, assegurou que a alegação de que o jornalista português seria “impedido de entrar no Brasil” é “falsa”. A instituição indicou que Tavares não forneceu o visto de trabalho, que é essencial para trabalhar no Brasil.

“A PF está conduzindo o procedimento padrão para avaliar a situação do indivíduo, verificando se ele está no país a turismo ou a trabalho e por quanto tempo pretende permanecer no país, seguindo o protocolo regular de admissão de estrangeiros”, informou a PF. “Tal indivíduo teria publicado em suas redes sociais que viria ao país para fazer a cobertura fotográfica de um evento. Todavia, para isso, é necessário um visto de trabalho, o que ele não apresentou.”

Adicionalmente, foi relatado que o jornalista de Portugal foi questionado acerca de observações que fez a respeito da democracia no Brasil. “Vale ressaltar que as mesmas medidas são adotadas por padrão na grande maioria dos aeroportos internacionais”, finalizou a polícia.

Nota da PF

“Em relação ao vídeo que circula em redes sociais de um cidadão português alegando que foi indevidamente impedido de entrar no Brasil, a Polícia Federal informa que tal alegação é falsa.

A PF está conduzindo o procedimento padrão para avaliar a situação do indivíduo, verificando se ele está no país a turismo ou a trabalho e por quanto tempo pretende permanecer no país, seguindo o protocolo regular de admissão de estrangeiros. Tal indivíduo teria publicado em suas redes sociais que viria ao país para fazer a cobertura fotográfica de um evento. Todavia, para isso, é necessário um visto de trabalho, o que ele não apresentou.

Além disso, o estrangeiro foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma “ditadura do Judiciário”, além de outras afirmações na mesma linha, postadas em suas redes sociais.

Vale ressaltar que as mesmas medidas são adotadas por padrão na grande maioria dos aeroportos internacionais.”

Jornalista Português Afirma Ter Sido Detido

Ao redor das 8 horas da manhã, Tavares publicou nas redes sociais que foi detido no aeroporto por participar da manifestação pró-Bolsonaro.

“Estou retido no aeroporto de São Paulo, todos os passageiros tiveram autorização para sair, menos eu”, disse em vídeo. “A Polícia Federal tem o meu passaporte retido e dizem-me que o superior me quer fazer questões. Tudo porque vim divulgar a manifestação pela democracia convocada por Bolsonaro.”

Posteriormente, cerca das 10 horas da manhã, Tavares informou que estava sendo questionado pela PF acerca de afirmações sobre “urnas, fraude eleitoral, ditadura do judiciário e vacinas”. Segundo o jornalista, seguindo a orientação de seu advogado, ele optou por permanecer em silêncio.

Por volta das 11h, o jornalista português disse ter sido liberado e que iria “mostrar ao mundo o que se passa no Brasil”. 

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo