Noticias

Planetas como a Terra podem ser comuns por toda a Via Láctea, sugere novo estudo

Em estudo publicado na Science Advances, pesquisadores sugerem que a água esteve presente na formação de muitos planetas pela Via Láctea — bem como ocorreu na formação da Terra, Vênus e Marte. Dessa maneira, existiriam muitos outros mundos semelhantes ao nosso, em termos de terra e água, por toda a galáxia.

Segundo o principal autor do artigo, Anders Johansen, que é astrônomo da Universidade de Copenhagen (UCPH), os dados analisados em modelos de computador sugerem que a água esteve presente entre os blocos que construíram a Terra. “Como a molécula de água é muito comum, há uma probabilidade razoável de que se aplique a [formação] de todos os planetas da Via Láctea. O ponto decisivo para saber se a água é líquida, está presente na distância entre o planeta de sua estrela”, acrescenta.

Na pesquisa, a equipe calculou a velocidade com que os planetas são formados e descobriram que pequenas partículas de gelo e carbono estavam presentes na formação do nosso planeta, além de outros materiais do disco protoplanetário que posteriormente seriam absorvidos. Muitos estudos sugerem que cerca de 60% da água na Terra vem de impactos de asteroides. “Portanto, locais potencialmente com a vida presente podem ocorrer frequentemente em torno de outras estrelas em nossa galáxia, desde que a temperatura esteja certa [para a água em estado líquido]”, afirma Johansen.

Por Wyllian Torres

NASA, ESA e G. Bacon (STScI)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo