fbpx
NoticiasTecnologia

Primavera quente: energia solar é alternativa para reduzir a conta de luz?

Por ser um recurso renovável e limpo, visto que a fonte geradora de energia é o sol, não há danos à natureza e nem à atmosfera

Que a energia elétrica está cada vez mais cara não é novidade para o brasileiro. Porém, em períodos com temperaturas elevadas, o cenário se acentua. Além de trazer vários problemas ambientais e de saúde, o excesso de calor também afeta o bolso dos consumidores, uma vez que o consumo de energia elétrica aumenta. Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostram que a conta chega a ficar até 8,6% mais cara na primavera e no verão. 

Como 2023 tem tudo para ser o ano mais quente da história do planeta por conta, principalmente, do fenômeno climático El Niño, os brasileiros tendem a aumentar os gastos com energia elétrica ao buscar alternativas para atenuar o calor intenso. Ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer são os principais aparelhos responsáveis pelo aumento do consumo. É por isso que o investimento em energia solar tem sido uma alternativa bem sucedida para quem procura reduzir os custos relacionados à energia em casa, de uma empresa ou de um negócio.

Para Tarcísio Neves, CEO da Evolua Energia, empresa de MG referência em energia solar no Brasil, por conta desse panorama, a tendência é de que a matriz solar obtenha ainda maior adesão nos próximos anos. “Com o grande desenvolvimento da energia fotovoltaica no país, ela se torna uma alternativa sustentável e barata para os consumidores. O próximo passo agora é as empresas transmitirem de uma maneira assertiva todos os benefícios que a matriz pode proporcionar à população”, afirma.

Além da economia diretamente relacionada à conta de eletricidade, existem vários outros benefícios relacionados à energia solar, como por exemplo, menos impacto ao meio ambiente. Por ser um recurso renovável e limpo, visto que a fonte geradora de energia é o sol, não há danos à natureza e nem à atmosfera. Vale ressaltar que para adotar essa mudança não é necessário investir em placas solares, afinal, existem empresas como a Evolua onde a energia é produzida em usinas solares e destinada ao consumidor pela rede elétrica da distribuidora da sua região. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo