BrasilNotícias

Elon Musk critica pena de preso do 8/1: “Punição superior ao crime”

Wellington Luiz Firmino foi condenado a 17 anos de prisão por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

O proprietário da rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), o bilionário Elon Musk, expressou críticas à sentença imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra Wellington Luiz Firmino, o motoboy que gravou a si mesmo no topo da torre do Congresso Nacional durante os atos considerados golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O bilionário escreveu em resposta a uma publicação sobre a condenação de 17 anos do motoboy por participar em um protesto antidemocrático, “A menos que falte alguma coisa aqui, a punição é muito superior ao crime”.

“Um fotógrafo brasileiro e apoiador de [Jair] Bolsonaro [PL], Wellington Luiz Firmino, foi condenado a 17 anos de prisão por subir ao topo de um prédio do governo para filmar o massivo protesto pró-Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023. Ele não tinha antecedentes e não merece isso. O tribunal está a enviar uma mensagem a qualquer pessoa que se atreva a protestar contra o establishment esquerdista acordado”, destacou a publicação original.

Condenação de Wellington

O Supremo Tribunal Federal estabeleceu a sentença de 17 anos para Wellington Luiz devido ao seu envolvimento em atos antidemocráticos, dos quais 15 serão cumpridos em prisão e dois em detenção. O juiz Alexandre de Moraes, que é o relator do caso no tribunal, solicitou a condenação dele pelos delitos de abolição ao estado democrático, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado.

No seu voto, Moraes enfatizou que o motoboy apoiou a “iniciativa golpista” que resultou na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília e que, uma vez dentro do Congresso, ele celebrou a ocupação do local.

“Embora a defesa alegue que a entrada do réu no Congresso Nacional tenha ocorrido para fazer turismo, o que se observa é que o réu adotou intensa postura de comemoração pela ‘tomada’ do prédio”, argumentou Moraes.

No mês de novembro de 2023, o ministro do STF autorizou a liberdade provisória para o motoboy, embora tenha estabelecido o cumprimento de medidas limitadoras, tais como o uso de tornozeleira eletrônica. O indivíduo condenado é inocente.

“Trabalho desde os meus 12 anos de idade, sou gerador de emprego e não um criminoso. Segundo as leis que estão sendo aplicadas a mim, um traficante ou assassino tem mais direitos que eu”, afirma Wellington.

“Sou inocente, apenas exerci meu direito de levantar a bandeira do meu país ao ponto mais alto de Brasília, com total permissão das autoridades que estavam ali naquele local. Não quebrei absolutamente nada, muito pelo contrário, filmei os que realmente estavam fazendo qualquer dano ao patrimônio público. Fui condenado pelo Supremo por razões sem qualquer provas, com viés político”, completa o motoboy.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo