AL MS

Projeto quer denominar museu arqueológico a céu aberto em Palmeiras

Proposta é de autoria do deputado Neno Razuk

Em Palmeiras, distrito entre Piraputanga e Dois Irmãos do Buriti, existe um museu arqueológico a céu aberto que poderá ser denominado Lázara Lopes Dias – Dona Zica, caso o Projeto de Lei 164/2021, seja aprovado.

A proposta apresentada nesta terça-feira (8) pelo deputado Neno Razuk (PTB), quer homenagear moradora antiga da região. “A família de Dona Zica ainda reside no local e justifica-se assim a homenagem ao museu que foi descoberto durante obras da Estrada Parque, quando em sua extensão foram localizados sítios arqueológicos nas faixas de domínio que remontam ao período estimado de 10 mil anos, onde foram encontrados fragmentos pré-indígenas”, justificou o deputado.

No local, o projeto determina que sejam colocadas placas de sinalização turísticas e o nome da homenageada em portal de entrada no Museu, que terá seu “ponto principal” no pé de um morro que compõe a serra e onde foram encontradas inscrições rupestres.

O local será novo ponto turístico e histórico da região, e “segundo os arqueólogos responsáveis pelo museu, povos e sociedades diferentes, de alguma forma escolherem o lugar para viver, assim como Dona Zica, que desde 1945 já residia na região que escolheu para viver e construir toda uma história, sendo considerada uma grande personalidade local”. O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo