BrasilNotícias

PF descobre que Hezbollah recrutou brasileiros para atacar comunidade judaica

Locais representativos para israelenses no Distrito Federal e Goiás eram alvos do grupo terrorista

As investigações da Polícia Federal (PF) revelaram que o Hezbollah, grupo terrorista, recrutou cidadãos brasileiros para realizar ataques à comunidade judaica no Distrito Federal (DF) e em Goiás. O Fantástico, programa da TV Globo, exibiu vídeos gravados em 2023 que demonstram o planejamento do grupo libanês em solo brasileiro.

Lucas Passos Lima, um brasiliense de 35 anos, foi detido pela PF em novembro de 2023. Ele foi localizado pela polícia ao retornar da sua segunda viagem ao Líbano.

A finalidade das visitas ao Oriente Médio era estabelecer diálogos com membros do grupo terrorista. Durante sua estadia no país, Lucas se hospedava em hotéis luxuosos, desfrutava de turismo e era agraciado com presentes e dinheiro do grupo libanês.

O indivíduo brasileiro está sendo acusado dos crimes de “terrorismo” e “organização criminosa”. Um segmento da investigação foi separado para permitir que a Polícia Federal continue a investigar outros brasileiros que também foram alvos de busca pelo Hezbollah.

Os Estados Unidos alertaram o Brasil sobre a atuação do Hezbollah

O início da investigação do caso foi motivado por um aviso vindo dos Estados Unidos. O FBI comunicou para o Brasil que “É muito provável que os preparativos para um ou mais ataques no Brasil e/ou países vizinhos estejam nos estágios finais antes da execução”, afirmou o FBI ao Brasil.

As viagens de Lucas ao Líbano foram identificadas pelas autoridades dos Estados Unidos. De acordo com a reportagem do Fantástico, a lista que estava em posse do brasileiro detido inclui oito locais da comunidade judaica em Brasília e Goiás.

As fotografias estavam guardadas na nuvem, em uma conta associada ao nome do cidadão brasileiro. As apurações indicam que Lucas mantinha no seu telefone imagens de potenciais alvos. Ademais, ele registrou pesquisas relacionadas à “Embaixada de Israel” em Brasília. Um “rabino” também estava na mira dos terroristas.

De acordo com a matéria, Lucas expressou através de uma mensagem de texto que estava pronto para aceitar o recrutamento. Lucas afirmou, durante uma conversa com os terroristas, “Fechado, pode deixar que vai ser cumprido o que mandar”. Ele ainda acrescentou, “Sem recuar.”

Equipamento de comunicação, espionagem, escola de tiro e avião

O indivíduo do Brasil adquiriu um aparelho de comunicação e espionagem. Ele também participou de escolas de tiro. Adicionalmente, o recruta buscou pilotos de avião. O propósito da abordagem era questionar sobre viagens secretas.

“Suponha que eu quero chegar até a fronteira agora”, disse a um piloto, em mensagem de áudio. “Quem você vai avisar? Ou eu tenho como sair clandestinamente, ir embora? Não vai ter ninguém que vai te perturbar no alto ou onde você pousar?”

Alegações de que Lucas foi recrutado pelo grupo terrorista são descritas como temerárias e descabidas pela sua defesa.

O brasileiro encontra-se detido no “Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos”. A sessão de instrução do caso foi agendada para o dia “21 de março”.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo