EsportesNotícias

Veja o ranking da Fifa entre clubes sul-americanos para Mundial-2025

Verdão é o dono da melhor performance entre os clubes listados pela entidade; relação definirá duas vagas para a competição com 32 times

No novo Mundial de Clubes-2025, o Palmeiras é o clube sul-americano melhor classificado de acordo com o ranking da Fifa. No último domingo (24), a entidade máxima do futebol revelou as classificações continentais. No contexto da América do Sul, o ranking será utilizado para determinar dois dos seis times que participarão da competição.

A Conmebol tem o direito de ocupar seis vagas no Mundial, sendo que quatro delas serão preenchidas pelos vencedores da Libertadores entre 2021 e 2024. No entanto, cada país só pode ter no máximo dois representantes. A única exceção é se um clube ganhar o título continental. Nesse caso, as outras duas vagas serão preenchidas por clubes com maior pontuação no ranking da Fifa.

Os times Palmeiras, Flamengo e Fluminense garantiram suas vagas no torneio de 32 equipes por terem sido campeões nas edições de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. No entanto, os demais clubes brasileiros não têm mais chances de se classificarem pelo ranking.

Palmeiras aparece seguido de Flamengo e Atlético

Caso um dos três times que já garantiram vaga no Mundial seja campeão continental novamente em 2024, o número de vagas disponíveis através do ranking aumentará de duas para três. Até agora, Boca Juniors e River Plate, clubes argentinos, são os favoritos para participar da competição.

O Palmeiras é o time brasileiro com mais participações na Libertadores, tendo acumulado 119 pontos. Logo atrás está o Flamengo, com 118 pontos. O Atlético-MG ocupa a terceira posição, com 81 pontos. O Fluminense, atual campeão, está em quinto lugar, tendo conquistado 58 pontos.

A classificação da Fifa leva em conta o desempenho dos clubes nas competições mais importantes de cada continente entre 2021 e 2024, a partir da fase de grupos. Cada vitória é equivalente a três pontos, enquanto um empate vale um ponto, e a equipe recebe mais três pontos sempre que avançar para a próxima fase.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo