BrasilNotícias

AGU aciona plataformas para remoção de imagens que ligam erroneamente Flávio Dino aos irmãos Brazão

AGU notifica Facebook, X e Kwai para remover publicações falsas sobre ministro do STF e caso Marielle Franco

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente as plataformas sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Kwai para solicitar a remoção de publicações que vinculam de forma errônea o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, aos irmãos Brazão, suspeitos de envolvimento no assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

O pedido foi feito pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU criado em maio de 2023 com o propósito de representar a União em causas judiciais e extrajudiciais que envolvem a preservação das instituições democráticas e da legitimidade dos Três Poderes, bem como o combate à desinformação sobre políticas públicas.

Os pedidos de remoção feitos na quarta-feira (27) pela PNDD incluem uma lista com 136 publicações, sendo 79 no Facebook, 40 no X e 17 no Kwai. O órgão solicitou que as publicações fossem removidas em até 24 horas ou identificadas como falsas pelas plataformas.

Nas imagens e nos vídeos, Dino está ao lado do atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que é identificado de forma equivocada como um dos irmãos Brazão.

A foto foi feita durante a comemoração pela eleição de Luís Inácio  da Silva à Presidência da República, em outubro de 2022. Brandão havia sido vice-governador de Dino no Maranhão e assumiu o governo do estado quando o atual ministro do STF se licenciou do cargo para concorrer a uma vaga no Senado.

De acordo com o site da AGU, na quinta-feira (28), a rede Kwai já havia respondido à notificação extrajudicial, afirmando que os conteúdos tinham sido retirados de veiculação. Na mesma publicação, o órgão afirmou que tais postagens ainda seguiam acessíveis em outras plataformas, apesar de afrontarem seus próprios termos de uso quanto à veiculação de conteúdo fraudulento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo