MSNotícias

Material escolar: Confira alternativas para economizar nas compras  

Com o início do ano letivo se aproximando, muitos pais se deparam com o desafio de adquirir os materiais escolares sem comprometer significativamente o orçamento familiar. E, a cada ano o desafio aumenta, com a lista de compras maiores e os preços mais altos. Mas afinal, é possível encontrar todos os itens pagando um valor acessível?

Segundo a professora do curso de Ciências Contábeis da Uniderp, Cibellen Melo, é possível economizar nas compras e encontrar materiais escolares baratos. “Iniciar a busca pelos itens que compõem a lista com antecedência pode ser a tática ideal para garantir a economia, tendo em vista que as opções de produtos e marcas podem ser analisadas antes da aquisição de qualquer item”, explica.

Para economizar de forma eficiente com as compras dos materiais escolares, a professora elenca algumas dicas, confira.

Reaproveitamento dos materiais. Antes de sair para comprar novos materiais, é importante verificar o que pode ser reaproveitado. Mochilas, estojos, réguas e até mesmo alguns cadernos podem ser usados ​​novamente. Essa prática não apenas economiza dinheiro, mas também promove a sustentabilidade.

Lista de materiais. Consultar a lista de materiais fornecidos pela escola é fundamental. Evite compras impulsivas e restrinja-se aos itens essenciais. Algumas escolas podem especificar marcas ou modelos, mas outras oferecem liberdade de escolha, possibilitando a busca por opções mais acessíveis.

 Compras antecipadas. Antecipar as compras é uma estratégia eficaz para aproveitar descontos e evitar a correria de última hora. Muitas lojas oferecem promoções especiais durante o período de volta às aulas, possibilitando que os pais economizem significativamente.

Pesquisa de preços. Não se contente com a primeira opção que encontrar. Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e na internet pode revelar oportunidades de economia. Algumas lojas oferecem descontos online que não podem estar disponíveis na loja física, por exemplo.

Troca de materiais. Estabelecer uma rede de trocas com outros pais pode ser uma excelente maneira de reduzir os custos. Itens como livros didáticos, uniformes e até mesmo materiais de arte podem ser compartilhados entre famílias, proporcionando economia para todos.

Marcas genéricas. Outra opção para economizar ao escolher os materiais, é considerar marcas genéricas ou menos conhecidas. Muitas vezes, esses produtos oferecem qualidade semelhante às marcas renomadas, mas a preços mais acessíveis. Vale a pena experimentar e comparar.

Promoções e descontos. Fique atento às promoções, descontos e programas de fidelidade oferecidos por lojas e grandes redes. Além disso, alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para compras em grandes quantidades, o que pode ser vantajoso para famílias com mais de um filho.

 Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.

Camila Crepaldi 

camila.crepaldi@cogna.com.br

(11) 99577-9020

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo