MSNotícias

Delegação de Mato Grosso do Sul marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

O Estado de Mato Grosso do Sul levou 54 delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília – DF, durante toda a semana estão sendo discutidos os rumos da cultura no país e nosso estado está ativamente participando das discussões dos eixos, grupos de trabalho e deixando um marco nesse momento histórico.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Sendo os primeiros, responsáveis por definir as propostas prioritárias.

Para Roger Taveira, delegado do eixo 01 –  que participa do Grupo de Trabalho Governança federativa e fortalecimento da Gestão, “Uma experiência única que nos permite construir e fortalecer as políticas culturais em um momento tão necessário para a história do país nesse processo de redemocratização, há 10 anos a CNC não era realizada, então estamos no momento ideal para levar para nossas cidades a implementação efetiva de políticas públicas culturais”.

O MS agora também tem Valdecir Amorim, Vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas, professor, quilombola e residente no distrito de Águas do Miranda, de Bonito, foi eleito o representante do Centro-Oeste, no O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) é uma associação civil sem fins lucrativos, para ele “a importância é a presença do MS no cenário nacional é a confirmação do nosso Estado como um ente federativo que está a cada dia  construindo este protagonismo. Estar no Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais Conecta já é uma conquista para estarmos na visibilidade e ser o Coordenador Regional do Centro Oeste afirma ainda mais o compromisso dos sul-matogrossenses com a retomada da Cultura Nacional. O MS entra mais fortalecido e isso tudo se dá do fortalecimento do Estado para a sociedade civil e seus agentes culturais nesta ação da Cultura. Mas toda essa construção perpassa pelo Fórum Estadual de Cultura FESC/MS, CEPC/MS, FCMS, manter assim o diálogo entre os órgãos da sociedade civil e o governo , assim este momento serviu como exemplo para então sermos indicados para a Coordenação da região Centro Oeste do Conecta”.

Ana Ostapenco, Comunicação FCMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo