Campo GrandeNotícias

Mutirão em parceria com ‘Todos em Ação’ atende milhares de pessoas com mais de 300 serviços gratuitos

Milhares de pessoas foram atendidas pelos mais de 300 serviços gratuitos ofertados pelo Mutirão realizado em parceria com o programa “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você” neste sábado (02), no Bairro Portal Caiobá. A iniciativa realizada das 8h às 13h, contou com a participação das secretarias municipais levando serviços no local nos mais diversos segmentos. A parceria com o Mutirão ainda garantiu serviços viabilizados nas áreas contábeis, administrativas, de saúde, beleza, dentre outros.

O primeiro Mutirão do ano foi realizado com colaborações diversas, por isso, as pessoas puderam encontrar um espaço completo com serviços de corte de cabelo, emissão de documentos, manicure, design de sobrancelhas, testes rápidos, aferição de pressão, consulta a animais e vacinação no castramóvel, distribuição de mudas, curso de ovos de Páscoa e muito mais.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que Prefeitura de Campo Grande é um parceiro do Mutirão. “A Prefeitura participa do Mutirão por meio da disponibilização dos serviços das secretárias e órgãos municipais. Além de atender a população, também é feito uma coleta de sugestões, ou seja, os moradores são ouvidos e as demandas chegam até as secretarias. Dessa forma, a administração consegue entender melhor as necessidades e atender aos campo-grandenses.”

Para Thiago Cânepa Amorim, parceiro da ação, a união dos setores em prol das comunidades, deve beneficiar neste ano, pessoas de todas as sete regiões de Campo Grande. “Em 2024 o Mutirão completa 15 anos, para celebrar, vamos continuar com a parceria com a Prefeitura, realizando eventos em todas as sete regiões da Capital. Quem ganha é a população que pode em um único dia resolver problemas burocráticos, fazer exames, inclusive para animais de estimação ou ter uma manhã de diversão e entretenimento”.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) estiveram à disposição da população para orientações de isenção de IPTU para aposentados e pensionistas, revisão de dados cadastrais, além de instruções quanto aos procedimentos de podas ou remoção de árvores. A pasta também distribuiu 1000 mudas frutíferas aos moradores da região.

Wilton Lopes de Medeiros, de 55 anos, mora há 30 anos no Caiobá e aproveitou para pega mudinhas e terra preta. “Eu amo planta, meu quintal é cheio e essa iniciativa é maravilhosa. Sempre bem-vinda e muito aprovada pela população. Eu gostei e fiquei aguardando a data pra chegar bem cedo.”

Herculano Melquiades, de 57 anos, levou o cachorrinho Billy, de 4 meses, para vacinar contra a raiva. “Aproveitei pra deixar a vacina dele em dia. E ele está aproveitando também o passeio”.

Quem passou pelo evento também pôde levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC). Além disso, roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) estavam disponíveis.

Marília Reis, 56 anos, acompanha o mutirão e apresenta suas peças do brechó. Segundo ela, fazer parte da ação a motiva. “Eu e meu marido sempre acompanhamos o mutirão e isso me ajudou muito, me tirou da depressão. É um evento maravilhoso”.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), disponibilizou uma sala de vacina na Escola Municipal Antônio Lopes Lins. Houve ainda, atendimentos nas áreas de avaliação nutricional, assistência farmacêutica, coleta de exame citopatológico do colo uterino (Preventivo), inserção de DIU, escuta qualificada e atendimento em saúde mental, ultrassonografia de vias urinárias, consulta com clínico geral, atendimento psiquiátrico, dentre outros.

José Alves dos Santos, de 52 anos, aferiu a pressão. “Saúde é tudo, por isso temos que nos cuidar. Vou também passar pela sala de atendimento do clínico geral e aproveitar para ver os outros serviços também”, disse.

Marrielen Aparecida Benites, de 37 anos, mora no Bairro União e foi até o local para emitir os documentos de identidade das filhas de 8 e 4 anos. “Vim para conseguir fazer o documento delas, inclusive a minha filha mais velha está precisando muito porque ela faz natação e precisa do RG para disputar os campeonatos. A ação foi essencial para nós.”

Já Silvana Franchine, aproveitou para fazer as unhas e sobrancelhas. “Olha, eu trouxe minhas netas também para cortar o cabelo e fazer as unhas. É uma oportunidade boa para as mulheres e estou adorando tudo.”

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) ofereceu atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, além de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas. E neste espaço, Rosilene Queiroz, de 43 anos, fez a assinatura do contrato e regularização fundiária de sua moradia. “Moro há anos na casa popular que tive a graça de ser contemplada e vim assinar a documentação.”

A população também aproveitou as apresentações culturais e musicais, além disso, houve gincanas, pintura facial, oficina de balão, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão-doce, brinquedos infláveis e sorteio de brindes.

A prefeita Adriane Lopes enfatizou ainda que a próxima edição do Mutirão com o ‘Todos em Ação’ já está sendo organizada. “A Prefeitura está trabalhando para que todos os moradores de Campo Grande tenham acesso aos serviços, por isso, a meta é passar pelas sete regiões. A Prefeitura também não poderia deixar de agradecer a parceria com o Mutirão, a todos os colaboradores, equipes da Prefeitura, as faculdades, empresas, ao Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e todos os que colaboram para que o evento seja esse sucesso”.

 Em 2023, o Todos em Ação percorreu as sete regiões urbanas da Capital. A primeira edição daquele ano aconteceu no dia 25 de março, na região do Anhanduizinho, e contou com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas e diversas ações na região.  No dia 13 de maio, o programa passou pelo Distrito de Anhanduí e atendeu quase 5 mil pessoas.  No mês de novembro, 10 mil pessoas participaram do Todos em Ação no bairro Jardim Santa Emília, com mais de 30 mil atendimentos realizados. Na última edição do ano, em 9 de dezembro, 15 mil pessoas compareceram ao evento na região do bairro Vida Nova, totalizando 35 mil atendimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo