MSNotícias

Sanesul chega aos 45 anos como força motriz na transformação positiva do cenário do saneamento

Estação de Tratamento de Esgoto em Aparecida do Taboado

No próximo dia 26, sexta-feira, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) comemora seu 45º aniversário, marcando décadas de compromisso, eficiência e liderança no setor de saneamento básico no Estado.

A empresa destaca-se como referência entre as 27 companhias públicas de saneamento do país, incluindo fornecimento de água e esgotamento sanitário,  fruto de um plano de investimento visionário que, além de atender às demandas presentes, antecipa as necessidades futuras do Estado.

A data histórica é comemorada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e pelo diretor-presidente da estatal, Renato Marcílio.

Para o governador Eduardo Riedel, a empresa enfrenta os desafios emergentes do setor de saneamento básico com inovação e resiliência, comprometida em continuar fornecendo serviços de alta qualidade para as gerações futuras.

Segundo Renato Marcílio, o compromisso de toda diretoria com a excelência e a inovação se reflete nas iniciativas que permeiam seu plano de investimento, abrangendo desde a modernização da infraestrutura até a implementação de tecnologias de ponta.

Para ele, a trajetória da Sanesul ao longo desses 45 anos é marcada pela busca incessante pela excelência na prestação de serviços de água e esgoto, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades sul-mato-grossenses.

“A empresa estabeleceu-se como um pilar fundamental no fornecimento de serviços essenciais, sempre alinhada com as demandas e expectativas da população”, observa Renato Marcílio, acrescentando que diretoria e o Conselho de Administração desempenham um papel fundamental no direcionamento estratégico da companhia, promovendo a eficiência operacional, a sustentabilidade e a inovação.

Ao longo dos anos, as decisões visionárias da companhia têm permitido que a Sanesul se adapte às mudanças no cenário do saneamento básico, consolidando sua posição como uma referência no setor no Brasil.

Em sua avaliação, esse sucesso não seria possível sem a dedicação e o trabalho árduo de seus mais de 1.400 empregados. “Uma equipe comprometida desempenha um papel fundamental na implementação e execução de projetos, garantindo que os serviços alcancem os mais altos padrões de qualidade”, atesta o diretor-presidente.

Renato Marcílio assegura que a empresa reconhece a importância de seu capital humano e investe no desenvolvimento profissional e bem-estar de seus colaboradores.

Um dos elementos distintivos da Sanesul, acrescenta ele, é seu plano de investimento sustentável, refletindo um compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento consciente.

Essa abordagem ousada posiciona a empresa na vanguarda das práticas sustentáveis, garantindo que o crescimento seja equilibrado e alinhado com os princípios de responsabilidade social e ambiental.

Ao celebrar 45 anos de história, a Sanesul não apenas reflete sobre suas conquistas passadas, mas também olha para o futuro com otimismo.

“Neste marco significativo, a Sanesul reafirma seu compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a contribuição contínua para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.  Guiada por sua história de sucesso, a empresa continua a ser uma força motriz na transformação positiva do cenário do saneamento básico no Brasil”, afirma o dirigente.

Histórico

A Sanesul foi criada em 26 de janeiro de 1979, por meio do Decreto Estadual nº 071/79, após a divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e desde então é uma empresa pública, com autonomia administrativa e financeira, compondo a administração indireta e vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a divisão patrimonial da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), iniciou suas operações atendendo um total de 52.200 ligações de água e esgoto, atuando em 17 localidades: Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Ao final de 1979, a Sanesul já contava com 66.360 ligações e operava em mais duas cidades: Caarapó e Rio Negro.

Atualmente, a empresa atende cerca de 720 mil imóveis com água, serviço que já é universalizado em MS, e 430 mil imóveis com esgoto, incluindo os 68 municípios em que opera, o que compreende um total de 1,72 milhão de habitantes, representando 62,37% do total da população estadual.

Área de cobertura

Hoje, a área de cobertura do esgoto é de 62% e o objetivo é Mato Grosso do Sul antecipar a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento que prevê a universalização do sistema até 2033.

Das 68 cidades atendidas pela empresa, 46 estão mais avançadas no Plano de Saneamento com investimentos milionários  no setor, incluindo recursos próprios como parte do Programa Avançar Cidades e por meio de parcerias institucionais.

Entre as cidades com a área de cobertura avançada estão Alcinópolis (99%), Santa Rita do Pardo (99%), Tacuru (99%), Três Lagoas (99%), Paranaíba (98,36%), Japorã (96,76%), Bonito (96.13%), Ponta Porã (94,09%), Por Murtinho (92,29%), Dourados (85,07%), Chapadão do Sul (84,39), Ribas do Rio Pardo (83,91) e Jateí (83,15%).

Comunicação Sanesul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo