BrasilNotícias

Governo de SP tira nome de Che Guevara de assentamento do MST

Área de invasão passa a ser chamada de Irmã Dulce

Nesta terça-feira, 26, o Instituto de Terras (Itesp), representando o governo do Estado de São Paulo, emitiu uma portaria removendo o nome de Che Guevara de um assentamento do MST. O local, situado em Mirante, foi renomeado oficialmente para Irmã Dulce, em tributo à religiosa que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

O grupo tem posse desse terreno desde setembro de 1991, que é considerado o símbolo da primeira invasão do MST no Pontal do Paranapanema.

A região, frequentemente invadida pelo movimento esquerdista, é uma das áreas prioritárias para a regularização fundiária no governo de Tarcísio de Freitas.

MST estuda medidas jurídicas

Em entrevista ao jornal O Globo, João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST, expressou surpresa com a medida. Ele caracterizou a alteração na nomenclatura como “autoritária”, justificando que, de acordo com ele, o governo não consultou anteriormente as famílias residentes no local.

Rodrigues informou que o movimento está “estudando medidas jurídicas” sobre o caso e que vai tomar “todas as medidas possíveis”.

“Vamos preparar um documento oficial com as assinaturas de todas as famílias que moram no assentamento e fazer um pedido oficial ao Itesp, à Secretaria de Agricultura e ao secretário de Governo, Gilberto Kassab”, afirmou.

O diretor-executivo do instituto, Lucas Bressanin, disse que a alteração no nome ocorreu porque Dulce “dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados”

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo