NotíciasPolítica

General Da Reserva Sugeriu Prisão De Moraes Para Restaurar ‘Harmonia Dos Poderes’

General da reserva defendeu prisão de ministro do STF para ‘volta da normalidade institucional’

Durante uma declaração à Polícia Federal, o general aposentado do Exército, Laércio Vergílio, argumentou que a detenção do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é essencial para “a volta da normalidade institucional e a harmonia entre os Poderes”. Ele está sob investigação por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

O interrogatório aconteceu em 22 de fevereiro deste ano e, na sexta-feira (15), Moraes levantou o sigilo de 27 testemunhos dados no contexto da Operação Tempus Veritatis. Ao longo do inquérito, a PF questionou Vergílio sobre gravações de áudio que supostamente foram trocadas entre ele e o reservista Aílton Gonçalves, que também estava na mira da operação.

Em uma das conversas, o general menciona uma possível “minuta do golpe” e comenta sobre a prisão de Moraes em 18 de dezembro de 2022. “Nas portarias que tiverem que ser assinadas, tem que ser dada a missão ao comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia de prender o Alexandre de Moraes no domingo, na casa dele, como ele faz com todo mundo”diz a transcrição do áudio apresentada no depoimento.

Interrogado sobre essa declaração, o general respondeu que “não sabe dizer como se daria uma suposta prisão do ministro Alexandre de Moraes” e que apenas deu sua opinião sobre o assunto, defendendo que seria necessária para a normalidade institucional e harmonia entre os poderes. Ele enfatizou que “não planejou ou executou qualquer missão” para efetivar a prisão do ministro.

Em seu depoimento, o general mencionou que somente após a posse em janeiro de 2023, qualquer movimento contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia ser visto como golpe. Ele defendeu que Jair Bolsonaro, no papel de presidente, teria o dever de proteger a Constituição Federal e que qualquer ação só seria vista como golpe após Lula assumir o cargo.

Em outro momento, a Polícia Federal apresentou um áudio em que Laércio defende a realização de uma “operação especial” liderada por Jair Bolsonaro. O general explicou que essa “operação especial” seria para “implementar a GLO [Garantia da Lei e da Ordem] temporariamente” e que tudo deveria ser realizado dentro da legalidade e baseado na Constituição Federal, especialmente com base nos argumentos apresentados pelo jurista Ives Gandra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo