NotíciasPolítica

Aprovação de Lula derrete até em Salvador

Atlas Intel revela queda na aprovação do presidente e do governador petista da Bahia, segundo pesquisa sobre corrida pela Prefeitura de Salvador

A pesquisa da Atlas Intel sobre a disputa pela Prefeitura de Salvador indica uma redução de 7 pontos na aprovação do presidente desde dezembro. O governador petista da Bahia também apresenta um desempenho ruim.

Salvador também não está dando trégua a Lula. Uma série implacável de pesquisas que apontam a diminuição da popularidade do petista recebeu, nesta terça-feira, 12, mais uma adição. A Atlas Intel divulgou um estudo sobre a disputa pela Prefeitura da capital baiana, a pedido do jornal A Tarde.

A pesquisa indica que, atualmente, o prefeito Bruno Reis (União) seria reeleito no primeiro turno, com uma porcentagem de 51,4% dos votos. Em segundo lugar, aparece Geraldo Júnior (MDB), com 18,4% das intenções de voto, seguido por Kleber Rosa (PSOL), que tem 8,4%, e Luciana Buck (Novo), com 1,8%. Os votos em branco e nulos totalizam 11,2% e “não sei”, 8,8%.

No entanto, o que realmente destaca é a diminuição de 57% em dezembro para 50% na aprovação de Lula na capital da Bahia, uma das cidades mais “lulistas” do país – o petista venceu a eleição de 2022 com 72% dos votos na Bahia, e apenas perdeu em dois dos 417 municípios do estado.

Não sabem…

Andrei Roman, CEO da Atlas, comentou sobre a pesquisa Atlas / A Tarde para Salvador. Ele observou que “A pesquisa mostra uma queda maior da aprovação do Lula vs. a média nacional”. No entanto, ele destacou um aspecto interessante: “a desaprovação não subiu: as pessoas preferem responder: ‘não sei’”.

A taxa de rejeição a Lula permaneceu em 37% em Salvador, no entanto, o percentual de “não sei” aumentou de 6% para 13%. A pesquisa consultou 809 eleitores entre os dias 4 e 7 de março e possui uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

“Já no caso do governador da Bahia a situação é mais nítida, com uma alta de 7pp da desaprovação nos últimos 3 meses”, completou Roman, referindo-se a Jerônimo Teixeira (PT). Sua desaprovação saiu de 46% para 53%.

As informações são do Oantagonista

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo