InternacionalNotícias

Trump pede que outros estados enviem tropas para o Texas para deter a “invasão”

Texas desafia Suprema Corte e prossegue com construção de barreiras de arame farpado

O ex-presidente Trump motivou “todos os Estados dispostos” a direcionar membros da Guarda Nacional para o Texas, durante o conflito que envolvia o governador texano, Greg Abbott (R), e o governo federal a respeito da retirada de arame farpado na fronteira entre Estados Unidos e México.

“Diante desta Catástrofe de Segurança Nacional, Segurança Pública e Saúde Pública, o Texas invocou corretamente a Cláusula de Invasão da Constituição e deve receber total apoio para repelir a Invasão”, disse Trump em comunicado na quinta-feira.

“Encorajamos todos os Estados dispostos a enviar suas guardas para o Texas para impedir a entrada de ilegais e enviá-los de volta através da fronteira”, continuou Trump. “Todos os americanos deveriam apoiar as medidas sensatas das autoridades do Texas para proteger a Segurança, a Soberania e a Proteção do Povo do Texas e do Povo Americano.”

Na terça-feira, a Guarda Nacional do Texas aparentemente desconsiderou uma decisão do Supremo Tribunal que autorizou a retirada das barreiras de arame farpado, prosseguindo com a construção ao longo da fronteira. Abbott defendeu sua ação, censurando o presidente  por não executar e infringir as leis de imigração.

O aumento contínuo de migrantes chegando à fronteira sul do país levou o governador do Texas a citar a autoridade constitucional que um estado possui para se proteger contra uma invasão.

A afirmação de Trump surge no momento em que governadores republicanos de diversos estados estão ao lado de Abbott em seu embate contra a permissão do governo para que a Patrulha de Fronteira retire o arame farpado. Os governadores republicanos Kevin Stitt de Oklahoma, Kristi Noem de Dakota do Sul, Ron DeSantis da Flórida, Glenn Youngkin da Virgínia e Brian Kemp da Geórgia todos expressaram apoio a Abbott.

“Quando eu for presidente, no primeiro dia, em vez de lutar contra o Texas, trabalharei de mãos dadas com o governador Abbott e outros estados fronteiriços para deter a invasão, selar a fronteira e começar rapidamente a maior operação de deportação doméstica da história”, disse Trump. “Aqueles que Biden deixou entrar não devem se sentir confortáveis, pois eles estarão voltando para casa.”

Trump repreendeu Biden por “ajudar e incentivar” o fluxo de migrantes, declarando que isso impediu Abbott de “para que a invasão continue sem controle”.

A afirmação de que as autoridades do Texas podem suplantar a autoridade federal provocou apelos dos democratas para que Biden federalize a Guarda Nacional do Texas e os obrigue a cumprir a decisão judicial.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo