Campo GrandeNotícias

Vereador Tabosa confirma palestra na UEMS

O parlamentar abordará na pauta dos trabalhadores a mobilização, a luta, os desafios, as estratégias e as conquistas na esfera sindical.

Como vereador e presidente do SISEM (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande), o vereador Marcos Tabosa (PDT) foi convidado e aceitou participar como palestrante do VII Encontro de Análise do Discurso: linguagem, história, ideologia e revolução; do I Profletras: Encontro de Ensino da Língua Portuguesa Brasil/Argentina, evento promovido pelo Núcleo de Análise do Discurso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NEAD/UEMS), que ocorrerá nos dias 02, 03, 04 e 05 de abril de 2024. O vereador abordará temas relacionados à luta sindical, como a mobilização, luta, desafios, estratégia e conquistas.

Desde 2007 a UEMS criou este espaço para promover esta interação com debates e reflexões em seus aspectos teórico e metodológico nos âmbitos da linguística, da análise do discurso Franco/Brasileira e também de áreas com as quais estabelece um diálogo direto ou mesmo tangencial como a história, a filosofia, a educação, a literatura, o direito, a psicologia, a psicanálise, a sociologia, etc.

“São diálogos, sejam eles teóricos ou temáticos, que, ao longo dos anos, vêm proporcionando uma certa tradição que resulta em parcerias, convênios, em pesquisas, em trocas de experiência e, principalmente, um certo “olhar” diferenciado sobre os fatos do mundo. É importante ressaltar que as parcerias têm proporcionado amizades também como um a mais” afirma o vereador ao aceitar discursar neste importante evento que abordara entre tantos temas: “América Latina: Revoluções-Contrarrevoluções no Século XX, Progressismo Regressivo e Neoliberalismo Inclusivo no Século XXI”

O Encontro em Análise do Discurso pela sua dinamicidade já aconteceu em vários lugares. O primeiro evento foi na Unidade de Nova Andradina; o segundo, na Unidade de Campo Grande, em parceria com a UFMS; o terceiro, no Campus de Alto Araguaia da UNEMAT; o quarto, na UNESP de Ribeirão Preto-SP; o quinto, em Campo Grande, em homenagem à Profa. Dra. Eni Orlandi; o sexto, em homenagem ao Prof. Dr. Sírio Possenti, também em Campo Grande.

Em 2024 acontecerá o sétimo Encontro em Análise do Discurso: Linguagem, História, Ideologia e Revolução, com o mesmo vigor, ânimo e métodos do primeiro evento: manter um diálogo inter e multidisciplinar com temáticas diversificadas, mas sem perder de vista o eixo central, participação de alunos, de professores, de pesquisadores de diversas instituições e áreas.

Consta deste evento uma extensa programação com 19 palestras conduzidas por 22 professores; 10 minicursos realizadas por 13 professores; 12 mesas de debates com 32 professores; apresentação de trabalho individual; apresentação de narrativa didático-pedagógica; apresentação de narrativas de movimentos sociais e populares.

O vereador Marcos Tabosa fará sua participação neste 7º evento na Mesa: Sindicato dos Trabalhadores: mobilização, luta, desafio, estratégia e conquistas, quando abordará suas experiências enquanto líder sindical que agora experimenta os avanços que um mandato parlamentar pode proporcionar à atividade no serviço público municipal.

O Encontro em Análise do Discurso – considerando as atividades em anos anteriores trará algumas “inovações”. Em diversas mesas de debates contará como participante um convidado palestrante dos movimentos sociais ou militante, ou liderança, ou ainda representante para expor suas experiências, refletir sobre seus sentimentos, conquistas, alegrias, tristezas, expectativas e projetos.

Entre as inúmeras personalidades que abrilhantarão o “VII Encontro de Análise do Discurso: linguagem, história, ideologia e revolução e – Profletras I Encontro de Ensino de Língua Portuguesa Brasil/Argentina: Trocas de Experiências”, estará a Ministra de Estado das Mulheres Aparecida Gonçalves (Cida) que abordará o tema: A Luta das Mulheres.

Palmir Cleverson Franco
Assessoria de imprensa do vereador

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo