Só Pets

Vira-lata caramelo: tudo sobre o pet mais amado do Brasil

Afinal, qual é a origem do vira-lata caramelo?

Por influência da cultura pop ou do estilo de vida, as raças de cachorro mais populares variam conforme a época. No entanto, se tem um cão que nunca sai de moda no Brasil esse peludo é, sem dúvida, o vira-lata caramelo!

De acordo com pesquisas realizadas por diferentes instituições, os cães sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros.

Embora possam ter diferentes cores, tamanhos e características, muitos deles são assim: de porte médio, pelo curto e pelagem ocre. Tanto é que é difícil passar um dia sem trombar com um cachorro caramelo vira-lata por aí, né?

Afinal, qual é a origem do vira-lata caramelo?

Como muita gente sabe, em geral as raças de cachorro não surgiram de maneira espontânea. Ao contrário, elas são resultado de cruzamentos seletivos a fim de realçar e de reproduzir certas características.

Já os cães vira-lata vêm de cruzamentos em que manter a pureza das raças não é uma preocupação. Mais do que isso: muitos são resultado de gerações e gerações de cruzamentos aleatórios.

Daí a dificuldade de estabelecer a origem do cachorro vira-lata!

Um bom exemplo disso vem dos resultados de uma pesquisa realizada pelo projeto MuttMix, em 2018. Eles revelaram o quanto é praticamente impossível determinar a olho nu as raças que deram origem a um indivíduo vira-lata.

Para o estudo, o projeto apresentou a foto de 31 cães SRD a milhares de pessoas, incluindo leigos e especialistas. Cada pessoa deveria arriscar dizer quais raças estariam presentes nos genes dos cachorros. Ao mesmo tempo, testes genéticos revelaram quais eram de fato as raças que deram origem a esses pets.

Os resultados surpreenderam até mesmo os pesquisadores: apenas 25% dos participantes conseguiram citar raças com alguma precisão.

Já complicado estabelecer a origem de pets que ainda mantém características que lembram outras raças. Imagine para os que, após tantas gerações, já adquiriram um visual próprio como é o caso do vira-lata brasileiro caramelo? A tarefa é simplesmente impossível!

Vira-lata caramelo: por que ele é um símbolo nacional?

Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas, muitos veem o pet praticamente todos os dias.

No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira.

Outra petição, com mais de 10 mil assinaturas, pedia a substituição das araras nas notas de R$ 10 pela imagem de um vira-lata caramelo. Mas, afinal, o vira-lata caramelo pode mesmo ser considerado um SRD tipicamente nacional?

Bem, como dissemos, cães sem raça definida são resultado de cruzamentos aleatórios, sendo muito difícil prever quais serão suas características. No entanto, ao longo da história, cada país tem suas raças mais populares.

Como exemplo, enquanto o komondor é um cão bastante conhecido na Hungria, ele é muito raro no Brasil. Logo, seria muito difícil encontrar um vira-lata descendente dessa raça.

Isso ajuda a explicar porque a imagem que se tem do cachorro SRD é diferente de um país para outro. Lembrando que o cachorro caramelo vem de muitas gerações de cruzamentos entre cães sem raça definida.

A popularidade do vira-lata caramelo é boa notícia para ONGs

Justamente por ser resultado de múltiplos cruzamentos entre SRDs, o vira-lata caramelo não se assemelha a nenhuma raça específica. Muito pelo contrário: a imagem dele é a primeira a vir em mente quando pensamos em vira-latas!

Por isso mesmo, durante muito tempo, cães caramelo sem raça definida tinham dificuldade para encontrar um lar. Nas feiras de adoção, eles eram os últimos a ser escolhidos, já que muitas pessoas davam preferência aos cães de pelo longo que lembram outras raças.

Com a popularidade cada vez maior do cachorro SRD caramelo, felizmente esse cenário está mudando. Prova disso é que hoje em dia esses pets já não são mais vistos somente abandonados na rua.

Eles também caminham orgulhosamente ao lado de seus tutores nas ruas, parques, etc. Alguns deles já tem até perfil no Instagram com milhares de seguidores.

E você, é tutor e apaixonado por um vira-lata caramelo? Conte para nós nos comentários qual é o nome dele e como foi que vocês se conheceram.

Além disso, não deixe de acompanhar mais publicações do blog da Petz sobre esse querido cãozinho!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo