ArtigoNotícias

Haverá voto do Pantanal?

Há muito tempo, numa Audiência Pública do Pantanal, convocada pelo Ministério Público Federal em Corumbá, externei algumas demandas que entendia urgentes, para os moradores do Pantanal, à época.

Algumas foram atendidas, outras permanecem, ora como clamor ora como sonho esperançoso.

Assim como a Energisa, ao cobrir o Pantanal com a universalização do fornecimento de energia elétrica, seguimos aguardando o mesmo compromisso com as empresas de saneamento.

Não há nenhum óbice maior para celebrar-se um Convênio com o Ministério da Saúde e disponibilizar kits de banheiros pré fabricados para cada morador cadastrado pelos programas sociais existentes…

Na época consolidei todas as demandas numa que seria a “mãe ” de todas elas, o restabelecimento do sufrágio universal às populações tradicionais do Pantanal.

Como o assunto teimosamente permanecia oculto, publiquei ” O voto no Pantanal”, em que demonstro que o voto rural muitas vezes contraria o voto urbano, e pelas dificuldades existentes nas urnas físicas, que chegavam depois da apuração urbana, muitas vezes, com seus minguados voto, derrotavam até candidatos que já haviam festejado vitória.

Nesta época de candentes discussões sobre o Pantanal, e por restar tempo hábil até a próxima eleição para as providências cabíveis, retorno com a velha demanda: “-Não seria a hora de valorizar os moradores tradicionais do Pantanal, captando os seus votos?”

Embora não haja nenhuma explosão populacional no Pantanal, o certo é que muitos retornos existem, principalmente onde foram disponibilizadas escolas e extensões educacionais.

Todas dotadas de internet banda larga com Diretorias e Corpo Docente, com a necessária aptidão para captar e enviar os sufrágios apurados de forma rápida e precisa para a Junta Apuradora, acabando com os sobressaltos e sustos de antigas apurações extemporâneas.

Evidente que teria que haver um dia especial de alistamento eleitoral ou o tempo que se fizer necessário, para que os eleitores daquela escola pantaneira, tivessem seu domicílio locado naquela nova seção eleitoral.

As estradas em construção abrem a radiante perspectiva de novas escolas no Pantanal, e com isso, novos locais de Seções Eleitorais, um dia talvez toda a cidadania venha a se beneficiar do pensamento político destas populações rurais.

Pelo menos os candidatos terão que visitar e conhecer todos os recantos deste enorme Município, e poderá conhecer como é a vida simples e feliz nestes afastados locais, existe sempre a possibilidade de que nessas viagens, adquira as necessárias lições para suas futuras ações, caso sejam eleitos…

Na esperança cidadã do restabelecimento do Sufrágio Universal na Planície Pantaneira, reafirmamos que Pantanal nunca impõe, só expõe…

Armando  LacerdaPorto São Pedro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo