O jurista encarregado de representar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na situação que pode levar à perda de seu mandato renunciou à posição nesta sexta-feira, 19. Rodrigo Gaião era o advogado do ex-magistrado nos procedimentos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Ao se desligar de seu posto, o então advogado de Moro enfatizou o “direito à eventual verba honorária de sucumbência ou êxito, proporcionais ao período de atuação”. Moro já reverteu tal solicitação.
Advogado Gustavo Bonini Guedes Assume Caso de Moro
Segundo o time de comunicação do senador, o caso será assumido pelo advogado Gustavo Bonini Guedes. Ele e mais cinco profissionais compõem a equipe que defenderá o parlamentar.
Moro está sendo processado em duas ações no TRE-PR. Uma foi apresentada pela federação PT/PV/PCdoB e a outra pelo PL do Paraná.
Retomada do Processo Exige Participação de Todos os Membros da Corte
De acordo com as regras do TRE, procedimentos que podem resultar na anulação do registro ou na destituição do cargo devem ser realizados com todos os membros do Tribunal presentes.
No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está em posse da lista tríplice do TRE que deve ser aprovada. Essa lista, por sua vez, será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele possa apontar o substituto de Thiago Paiva. As informações são da Revista Oeste.