NotíciasPolítica

Fux Vota Para Que STF Afaste Interpretação De Que Forças Armadas Seriam “Poder Moderador”

STF inicia julgamento de ação do PDT sobre limites de atuação das Forças Armadas

Na sexta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de uma ação movida pelo PDT que solicita esclarecimentos acerca dos limites da atuação das Forças Armadas.

Segundo Luiz Fux, o relator do caso e o único ministro que votou até agora, a Constituição Federal não autoriza uma “intervenção militar constitucional” e tampouco favorece uma quebra da democracia.

“Qualquer instituição que pretenda tomar o poder, seja qual for a intenção declarada, fora da democracia representativa ou mediante seu gradual desfazimento interno, age contra o texto e o espírito da Constituição”, diz Fux em seu voto.

O ministro do STF enfatizou em seu voto que a Constituição Federal não permite que o presidente da República utilize as Forças Armadas contra o Congresso Nacional e o STF. Ele também destacou que a mesma não concede o papel de moderadores de possíveis conflitos entre os Três Poderes aos militares.

Até o dia 8 próximo, os ministros precisam inserir seus votos no sistema eletrônico do Supremo.

No ano de 2020, Fux já tinha dado uma decisão individual a respeito dos padrões para a utilização das Forças Armadas. Ele determinou que as Forças Armadas não são um ‘poder moderador’ em uma possível disputa entre os poderes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo