BrasilNotícias

Lula: “Não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra”

Presidente Lula se surpreende com população negra no Rio Grande do Sul durante visita para anunciar ‘Vale Reconstrução’

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou surpresa com o número de negros residentes no Rio Grande do Sul. Durante sua visita ao estado, o petista anunciou o “Vale Reconstrução”, um voucher no valor de R$ 5,1 mil que será concedido a 200 mil famílias afetadas pelas enchentes.

“Eu falei para a Janja domingo: é impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no Fantástico [na TV Globo] apareceu muita gente, eu falei ‘não é possível’”, disse Lula durante o discurso.

E aí, a Janja me falou:É porque são os mais pobres, que moram nos lugares mais arriscados de serem vítimas dessas coisas’”, acrescentou.

Lula está exercendo seu terceiro mandato como chefe de Estado. O período de 2003 a 2010 já foi marcado por sua governança no país.

Presidente defende encontros regulares entre chefes dos Poderes além de atos solenes em Brasília

O líder do Executivo declarou que os líderes dos Três Poderes não devem se limitar a se encontrar apenas em eventos oficiais em Brasília. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fez parte da comitiva presidencial em São Leopoldo (RS).

No entanto, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, optaram por não viajar para o estado. Mesmo tendo recebido convites do Planalto, ambos escolheram permanecer em Brasília para continuar com as votações no Congresso.

“Embora sejamos Poderes autônomos, temos que funcionar como uma orquestra. Ou seja, a gente não pode se encontrar apenas em jantares de vez em quando. A gente não pode se encontrar apenas para um fazer um ato solene em Brasília. é importante que a gente se encontre nos momentos de amargura do povo brasileiro”, disse Lula.

O petista declarou que convida os líderes de outros Poderes para viagens oficiais com o objetivo de fazê-los compreender a “necessidade de agilizar as votações na Câmara e no Senado”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo