
Neste sábado, 17 de agosto, Elon Musk (na foto), proprietário do X, expressou seus pensamentos sobre a decisão da plataforma de encerrar as operações de seu escritório no Brasil. Ele declarou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “é uma vergonha total para a Justiça”.
Conforme publicamos, o X declarou a cessação de suas atividades no país, citando ameaças e censura atribuídas ao ministro do STF.
“Devido às exigências do ‘juiz’ Alexandre de Moraes no Brasil, que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não tem escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil.
Ele é uma vergonha total para a Justiça”, escreveu Musk.
No question that Moraes needs to leave. Having a “justice” who repeatedly and egregiously violates the law is no justice at all. https://t.co/9luG9oDmOU
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024
O proprietário do X também respondeu a um post em que o congressista Nikolas Ferreira anunciou a organização de um protesto em apoio ao impeachment de Moraes.
“Não há dúvidas de que Moraes precisa sair. Ter um ‘juiz’ que viola a lei repetidamente e flagrantemente não é justiça alguma”, afirmou o bilionário ao responder o post de Nikolas Ferreira.
Musk igualmente divulgou uma imagem que compara Moraes a Voldemort, o antagonista da série Harry Potter. “A semelhança é incrível. Alexandre de Voldemort”, ele comentou na postagem.
The resemblance is uncanny 🤣🤣
Alexandre de Voldemort pic.twitter.com/IXR569y2qT
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024
O X declarou que, devido às ações de Moraes, sua operação no país será encerrada, porém a rede social seguirá acessível para os brasileiros.
Quando anunciou o encerramento dos escritórios, a plataforma divulgou uma decisão confidencial na qual Moraes declara que a representante legal da rede social, Rachel de Oliveira Villa Nova, agiu de “má-fé” para escapar de uma intimação judicial. Moraes ordenou a prisão de Rachel por “desobediência a decisões judiciais”.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, afirmou a plataforma.
“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.”
“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer: democracia ou Alexandre de Moraes”, acrescentou o X.