O jornalista Vladimir Netto, filho da também jornalista Míriam Leitão, foi alvo de críticas nas redes sociais após participar de um vídeo encenado divulgado pelo perfil oficial do Jornal Nacional. A gravação, que simulava os bastidores da cobertura do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas por suspeita de tentativa de golpe de Estado em 2022, gerou grande repercussão e acusações de viés político por parte da emissora.
Participação e Reações Negativas
No vídeo, Vladimir Netto abriu as encenações, que também contaram com a participação dos jornalistas Júlio Mosquéra e Delis Ortiz. A produção foi duramente criticada por internautas e políticos alinhados ao ex-presidente, que acusaram a Globo de “espetacularizar” a notícia e demonstrar parcialidade.
“Grande vídeo da Rede Globo, Bolsonaro indiciado pela PF e eles merecendo o Oscar por essa grande atuação.”
O deputado federal Mario Frias (PL-SP) foi ainda mais incisivo ao criticar o vídeo, chamando-o de “novelinha” e acusando a emissora de deboche:
“O deboche ganha limites de crueldade. Vejam bem, fazendo uma novelinha combinada no plano sequência. O que eles estão se divertindo aqui, fazendo essa pantomima porque as pessoas estão indo presas.”
Retirada do Vídeo
Após as críticas, o Jornal Nacional decidiu deletar o vídeo de seu perfil oficial, mas o conteúdo continuou repercutindo em outras redes sociais, alimentando debates sobre a imparcialidade do jornalismo praticado pela Globo.
🚨URGENTE – Blogueiros do Jornal Nacional postam vídeo debochando do indiciamento de Bolsonaro pic.twitter.com/F2PMk8qs2j
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) November 21, 2024