BrasilNotícias

Brasil e Marrocos estão empatados como os piores do mundo em matemática

No quarto ano, apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul ficaram atrás do Brasil. No oitavo ano, o Brasil teve um empate com Marrocos, obtendo o resultado mais baixo

No último ciclo do “Trends in International Mathematics and Science Study” (TIMSS), que aconteceu em 2023, estudantes do 4º e 8º ano foram avaliados num exame internacional com o objetivo de medir o rendimento em Matemática e Ciências.

O desempenho dos estudantes brasileiros do 4º e 8º anos do ensino fundamental colocou o Brasil entre os países com pior classificação neste ranking global.

A pontuação média dos estudantes do Brasil no 4º ano de “Matemática” foi de 400, posicionando a nação entre as cinco com menores notas, superando apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul. Já no 8º ano, o Brasil ocupa a última posição, com uma pontuação de apenas 378, igualando-se ao Marrocos.

Países como a Geórgia, Casaquistão, Chile, Irã, Jordânia, Árabia Saudita e Palestina registraram desempenho superiores ao do Brasil nas duas etapas avaliadas em Matemática.

Somente 49% dos alunos brasileiros alcançaram no mínimo 400 pontos, um patamar de desempenho que corresponde à capacidade de adicionar e subtrair números de até três dígitos e de aplicar características fundamentais de formas geométricas.

TIMSS

O TIMSS não só avalia o conhecimento acadêmico puro, como também dá ênfase à habilidade de raciocínio e à resolução prática de problemas. A estrutura do exame engloba questões objetivas e dissertativas, com modificações linguísticas adequadas para cada país participante.

O teste não só mede o conhecimento obtido nas matérias fundamentais, mas também avalia a compreensão mais abrangente dos fenômenos naturais e matemáticos que rodeiam os alunos no cotidiano.

O teste para alunos do 8º ano abrange álgebra, análise de dados e probabilidade. O domínio de frações, decimais e porcentagens passa a ser exigido nas questões. No que se refere à geometria, os cálculos de perímetros, áreas e volumes são requisitados.

Em Ciências, questões cobrem temas como Biologia celular, fotossíntese, a aplicação da tabela periódica na Química e noções básicas de Física, como eletricidade e força. Um segmento considerável do exame é ainda dedicado a assuntos ligados à Terra e ao universo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo