
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) decidiu manter o uso da tornozeleira eletrônica, rejeitando um acordo proposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em conjunto com o Senado Federal. A negociação previa a retirada do dispositivo de monitoramento em troca da suspensão de seus comentários e postagens nas redes sociais sobre o ministro Alexandre de Moraes.
A decisão de Do Val, que atualmente cumpre medidas cautelares, foi tomada após ele ter sido notificado da proposta. A condição para a retirada da tornozeleira era que ele se abstivesse de fazer menções, críticas ou comentários públicos a respeito do ministro, tanto em plataformas digitais quanto em entrevistas.
A tornozeleira foi imposta ao parlamentar em junho de 2023, após ele ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão. A medida foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de um inquérito que apura a suposta participação de Do Val em um plano para intimidar o próprio ministro.
Da redação Midia News