Usando suas redes sociais, Gleisi atacou o instituto de pesquisa e minimizou os resultados. A líder do PT criticou a abordagem do levantamento, que apontou uma percepção crescente de insatisfação no mercado financeiro com as diretrizes econômicas do governo.
Declarações de Gleisi
A presidente do PT acusou a Quaest de promover uma pesquisa enviesada e de manipular dados para prejudicar a imagem do governo. “Quest faz pesquisa para mostrar que os agentes do mercado odeiam Lula, mesmo abocanhando 6% do PIB em juros da dívida pública (4 anos de Bolsa Família), num governo em que o Ibovespa já cresceu mais de 20% e suas ações da Petrobrás valorizaram 140%, com o PIB crescendo 3% dois anos seguidos”, escreveu Gleisi em seu perfil na rede social X.
Em tom de provocação, a petista sugeriu que o instituto realizasse uma pesquisa para medir a percepção da população sobre os agentes do mercado financeiro.
Contexto e reação
O ataque de Gleisi ocorre em meio a um momento de tensão entre o governo e o mercado financeiro. A pesquisa da Quaest reforça a percepção de desconfiança com a política econômica liderada pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.