BrasilNotícias

Advogado entra com ação para afastar o presidente da OAB

Paulo Faria acusou Beto Simonetti de praticar ‘desvio de finalidade’

Na segunda-feira, 6, Paulo Faria, advogado conhecido por defender Daniel Silveira, solicitou o afastamento de Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Simonetti foi acusado por Faria de praticar “desvio de finalidade” durante seu mandato. Segundo o advogado, Simonetti, que é presidente da OAB, processou o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) por causa das críticas feitas pelo parlamentar a ele mesmo.

“Corriqueiramente, percebemos que o representado não trabalha em prol da advocacia, especificamente, no tocante às constantes violações oriundas do Supremo Tribunal Federal, e, mais especialmente, do ministro Alexandre de Moraes”, argumentou Faria, na ação. “Porém, a situação recente extrapolou os limites do aceitável, quando, publicamente, a instituição foi posta em risco ao ameaçar um parlamentar federal (…) protegido pelas imunidades formal e material previstas no artigo 53 da Constituição.”

Faria afirmou que a Ordem teve sua função “aviltada”, pois sua missão é proteger a Constituição, a estrutura jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social.

Presidente da OAB interpela Van Hattem

Simonetti revelou na semana passada que interpelou Van Hattem na justiça, acusando-o de supostamente “ofender e disseminar informações falsas” sobre a entidade no plenário da Câmara.

Durante um discurso, Van Hattem declarou que a OAB submeteu uma petição “nos inquéritos do fim do mundo”, supervisionados por Moraes, contra uma entidade cujo nome e logotipo são parecidos com os da Ordem. A declaração de Van Hattem é fundamentada em documentos dos Twitter Files.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo