A “Força Aérea Brasileira” (FAB) compartilhou as primeiras imagens das “caixas-pretas” recuperadas do avião da VoePass que se acidentou em um bairro residencial em Vinhedo (SP). O trágico incidente causou a morte de 62 indivíduos.
Neste sábado (10/8), os gravadores de voo, comumente referidos como caixa-preta, foram movidos para o laboratório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em Brasília.
Atualmente, os pesquisadores estão envolvidos na preparação, extração e transcrição dos dados.
A Força Aérea Brasileira esclareceu que, após o término da intervenção inicial no local do acidente, o inquérito prosseguirá para a fase de análise de dados.
“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou.
O órgão ainda destacou que tem a intenção de tornar público, em um período de 30 dias, o relatório preliminar sobre o acidente.
A @fab_oficial divulgou as primeiras imagens das caixas pretas do ATR 72-500 da @VOEPASS, que se acidentou ontem (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.
📺: @fab_oficial pic.twitter.com/LK8HvIpyj3
— AERO Magazine (@Aero_Magazine) August 10, 2024