A ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de proibir o acesso dos brasileiros à rede social X, resultará na perda de mais de 13 milhões de seguidores para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Embora a rede tenha sido bloqueada, são os usuários que sofrem as maiores consequências. Bolsonaro é o mais afetado pela medida, no entanto, o presidente Lula (PT) também será impactado, embora em menor escala: o líder do PT será impedido de interagir com seus mais de 9,1 milhões de seguidores em todo o país.
Antes de sofrer censura, a rede X, de maneira democrática, não restringiu publicações de petistas celebrando o bloqueio da “rede tóxica da direita”.
Quando combinamos os perfis do STF, do Conselho Nacional de Justiça e dos seis ministros que possuem perfis no X, temos um total de 7,4 milhões com acesso censurado.
Também os candidatos a prefeito serão impactados diretamente. Este é o caso de Guilherme Boulos (Psol), que possui 2,2 milhões de seguidores.
Pablo Marçal (PRTB), que foi um fenômeno no começo da corrida para a prefeitura de São Paulo, perderá 412 mil seguidores. No entanto, ele ainda mantém uma forte presença em outras redes sociais.
As informações são do Diário do Poder