InternacionalNotícias

Israel proíbe operações de agência da ONU no país, rotulando-a como organização terrorista

A UNRWA, agência da ONU, foi declarada como uma “organização terrorista” pelo Parlamento de Israel, que proibiu sua operação no país

Na segunda-feira, 28, o Knesset, que é o Parlamento de Israel, aprovou dois projetos de lei relacionados à UNRWA, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que fornece assistência aos palestinos. Os parlamentares categorizaram a agência como uma organização terrorista e proibiram suas operações em Israel.

As leis são implementadas de imediato. Sua motivação veio da evidência de que centenas de empregados da UNRWA mantêm conexões próximas com o Hamas e que alguns deles estiveram envolvidos nos atos terroristas de 7 de outubro, durante os quais 1,2 mil israelenses perderam suas vidas no mais devastador ataque na história de Israel.

Após as acusações de Israel e uma averiguação interna, a agência dispensou nove empregados, porém refuta o apoio a grupos armados e garante agir prontamente para eliminar qualquer suspeita de participação.

Após Israel expor a suposta ligação de agentes da UNRWA com atividades do grupo terrorista, várias nações interromperam suas doações para a agência. Contudo, algumas delas voltaram a contribuir

No entanto, com a agora proibida atividade da entidade em solo israelense, algumas administrações expressaram inquietação sobre a potencial falta de assistência a refugiados palestinos.

Repercussão

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, declarou em Washington que a administração está “profundamente preocupada” com a legislação. “Não há ninguém que possa substituí-los no meio da crise”, disse. A UNRWA oferece educação, cuidados de saúde e outros serviços essenciais a milhões de refugiados palestinos na região, inclusive na Cisjordânia ocupada.

“É um desastre”, disse Juliette Touma, diretora de comunicação da agência. “A UNRWA é a maior organização humanitária em Gaza. Quem pode fazer o trabalho dela?”, disse. “É um ultraje que um Estado membro das Nações Unidas esteja trabalhando para desmantelar uma agência da ONU que é também o principal interveniente na operação humanitária em Gaza.”

O que dizem as leis sobre a agência da ONU

Conforme a lei de vedação da atuação da UNRWA em Israel, a agência da ONU fica proibida de realizar “qualquer atividade” ou fornecer serviços dentro de Israel; a outra norma corta laços diplomáticos com a agência.

A aprovação da primeira votação ocorreu com 92 a 10 votos, seguindo um debate intenso entre os defensores da lei e seus adversários, em grande parte membros dos partidos árabes do Parlamento. A segunda lei passou com 87 a 9 votos.

O legislador Yuli Edelstein, que estava à frente das discussões do comitê acerca dos projetos, afirmou que as leis não visam comprometer o compromisso de Israel em fornecer ajuda humanitária em Gaza.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo