Por: Pablo Carvalho
No último domingo (2), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) conseguiram frustar uma tentativa de tráfico internacional de drogas, após interceptar um avião do Peru que adentrava ilegalmente o espaço aéreo brasileiro. A aeronave, um modelo EMB-810 Seneca, estava transportando 500kg de “supermaconha”, uma versão mais potente da maconha tradicional, e foi identificada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). O voo clandestino foi rapidamente detectado e aeronaves de combate, como os A-29 Super Tucano, foram acionadas.
A aeronave foi forçada a fazer um pouso de emergência a cerca de 80 quilômetros de Manaus, após ser perseguida pelos caças. Durante a aterrissagem, o avião se chocou com árvores e pegou fogo, mas os traficantes conseguiram fugir para a mata. A ação faz parte da “Operação Ostium”, que visa intensificar a vigilância do espaço aéreo brasileiro, uma área constantemente monitorada pela FAB.
O avião, que estava regular até janeiro de 2026, pertencia a uma empresa de agronegócios de Brasília.
Com informações de Mais Goiás.
Importante: Estamos lutando contra as perseguições, mas continuamos desmonetizados. Pedimos a sua contribuição para continuar. Contra a perseguição, faça a sua doação! Doe através do PIX CNPJ 33281196000199. Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp.