Autoridades investigam possível sabotagem em acidente com avião da Air India
Acidente deixou 279 mortos; aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade

Há suspeitas por parte das autoridades indianas de que a queda do avião da Air India, que resultou na morte de 279 pessoas em Ahmedabad no dia 12 de junho deste ano, possa ter sido resultado de uma sabotagem. Essa hipótese está sendo investigada pelo governo da Índia, conforme confirmado pelo mesmo. As informações são provenientes do The Sun.
O alojamento de uma faculdade de medicina, que abrigava centenas de pessoas, foi atingido pelo Boeing 787 Dreamliner, que caiu 33 segundos após a decolagem.
O desastre resultou em pelo menos 279 mortos, incluindo 242 pessoas a bordo e pelo menos 37 vítimas em terra, de acordo com uma contagem provisória das autoridades indianas. Dos passageiros e da tripulação, apenas Vishwash Ramesh, de 40 anos, sobreviveu.
De acordo com as autoridades, acredita-se que os dois motores da aeronave pararam abruptamente. Assim, a contaminação do combustível é considerada a principal linha de investigação como a possível causa. Murlidhar Mohol, o Ministro de Estado da Aviação Civil da Índia, afirmou que “todas as hipóteses estão sendo analisadas, incluindo sabotagem”.
As imagens de circuito fechado de segurança do aeroporto vão ser revisadas, e todas as evidências recolhidas estão sob análise.
“É cedo para concluir, mas o que quer que tenha acontecido será revelado. O relatório final deve ser divulgado em até três meses”, disse o ministro.
O gravador de dados de voo (DFDR) e o gravador de voz da cabine (CVR), que são materiais importantes para a investigação, foram encontrados na caixa preta do avião que foi localizada e está sendo analisada na Índia.
O governo negou que os equipamentos seriam enviados ao exterior, pois “a AAIB tem capacidade técnica para conduzir toda a investigação”, segundo o ministro.
Depois do trágico acontecimento, a Direção-Geral da Aviação Civil (DGCA) mandou inspecionar os outros 33 Dreamliners que são operados pela mesma companhia aérea. Não foi encontrado nenhum problema.