ArtigoNotícias

Editorial da Cultura Empírica Pantaneira

Cultura empírica pantaneira concorda com o Editorial, artigo do Estadão e aproveita para expor 31 dias de imagens de satélite no Brasil MT e MS.

No ponto de vista dos tuiúius, pantaneiro véio analisou os ultimos 31 dias de imagens do FIRMS de Corumbá, Cáceres Poconé e Barão de Melgaço, bem como do nosso querido Município de Ladário, comparando-os com o Brasil.

Isso nos dá algumas ferramentas empíricas, o fogo depois de uma enchente parece preferir as “Áreas Protegidas” dessas cidades pantaneiras com 100% de acerto, sendo que em Ladario MS, no visual parece que se foi mais de 50% do município e o fogo naAPA Baía Negra parece seguir firme na turfa do subsolo, mesmo após copiosas chuvas…

Imagem FIRMS Município de Ladário 31 dias

 

31 Dias Pantanal FIRMS Corumbá, Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço

 

Imagem FIRMS Brasil últimos 31 dias Brasil

 

No Editorial de hoje do Estadão menciona-se que: ” No limiar da COP.30, o empresário americano Bill Gates inscreveu em um memorando três verdades que soam heréticas à ortodoxia climática, mas são Moral e empiricamente irretocáveis.

Primeiro: “‘A mudança climática é um problema sério, mas não é o fim do mundo”‘.

Segundo: “” A temperatura não é o melhor meio de medir nosso progresso sobre o clima”‘.

Terceiro:”” Saúde e prosperidade são a melhor festa contra a mudança climática”‘.

Continua o Editorial do Estadão: :-Os zelotes do clima fazem profissão de fé e uma meia verdade: a de que a humanidade é o problema Mas, presos a essa idéia fixa, são cegos à verdade inteira que liberta: a humanidade inteira é a solução”‘.

“‘ O mundo ainda é ruim, mas está melhor que ontem, e pode melhorar muito mais amanhá- desde que troquemos a culpa pela esperança e o pânico pela razão”‘.

 

Link Editorial Estadão (Clique aqui)

No artigo da Juliana Lima, destacamos:

” A contabilização oficial pelo Brasil, que não incluiu as emissões de queimadas atribuídas ao desmatamento, seguindo as diretrizes do IPCC(Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
Cientistas têm defendido que essas diretrizes para a formulação de inventários de gases de efeito Estufa passem a contabilizar as emissões por incêndios florestais
O IPCC considera que a floresta se regenera após um incêndio”.•

Link artigo emissões Estadão (Clique aqui)

Pantaneiro véio, concorda, mas afirma sem hesitar moda Professor Raimundo: “- Agradecemos estas verdades que nossa cultura empirica vêm expondo há anos, por meio de diversas e variadas vozes tradicionais pantaneiras, e até muitos cientistas não engajados, mas prestem sentido e põem reparo”: “‘- Para tirar Dez, quando começarão a desmistificar os mitos dos lobbies que tanto seduzem alguns órgãos da Academia, Pesquisas, Midia e Comando e Controle Federais, Estaduais e Municipais?”‘

Armando Arruda LacerdaPorto São Pedro
03/11/2023

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo