InternacionalNotícias

FAB intercepta aeronave em rota ilegal e destrói avião em território Yanomami

Operação de defesa aérea na fronteira com a Venezuela termina com destruição de vetor aéreo não identificado

A Força Aérea Brasileira (FAB) executou na quarta-feira (20) uma complexa e bem-sucedida operação de defesa aérea que culminou na interceptação e posterior destruição de uma aeronave de pequeno porte que ingressou no espaço aéreo nacional vinda da Venezuela.

O vetor aéreo, classificado como suspeito por voar em rota não autorizada e não responder aos comandos de rádio, foi detectado pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro. Acionada, a FAB enviou caças para realizar o procedimento padrão de intercepção.

Após a aeronave desobedecer as ordens de mudança de rota e pouso obrigatório, a FAB aplicou as medidas de persuasão e tiro de advertência, conforme previsto na Lei do Abate (Lei nº 7.565/86). A aeronave acabou realizando um pouso forçado e não autorizado em uma área de difícil acesso dentro do território Yanomami, no norte do país.

Seguindo os protocolos de segurança e combate ao tráfico de drogas e ilícitos transnacionais que frequentemente utilizam o espaço aéreo da região, a FAB confirmou que a aeronave representava uma ameaça contínua e, por isso, foi adotada a medida extrema de destruição no solo, com o objetivo de impedir sua reutilização por organizações criminosas. A ação visa coibir atividades ilegais, como o garimpo e o tráfico, que têm grande impacto na região amazônica e nas terras indígenas.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo