
Em texto sereno e revelador, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, ACRISUL, Guilherme de Barros Bumlai, expõe aos sul matogrossenses a cruel realidade da vida e morte pantaneiras.
Quinta geração de pantaneiros , Guilherme cumpre o seu papel como presidente dessa histórica e pujante instituição, bem como de cidadão consciente de todas as nossas reais necessidades.
Aqueles que desconhecem o nível de relacionamento patrão/ funcionário que históricamente pautou a nossa vida, não poderão avaliar o que significa a perda de um ser humano do quilate de um “Seu Dito”. No tratamento respeitoso vê – se o carinho e a amizade entre velhos pantaneiros e a nova geração que hoje dirige as propriedades na planície.
Muitos de nós temos funcionários que nos viram crianças e muito nos ensinaram da lida pecuária.
Compreendo a indignação e endosso a denúncia contida neste oportuno chamamento às nossas autoridades.
Seu Dito, merecia do poder público uma oportunidade de se salvar.assim como centenas de outras vítimas do descaso das nossas autoridades.
Cumpre que se estenda a esta população valorosa a assistência de saúde, escolas, estradas e todos os benefícios de que goza a sociedade urbana.
Parabéns Guilherme Bumlai, a família pantaneira agradece e se junta a sua luta.Que a conscientização das autoridades signifique não apenas o resgate de preciosas vidas, mas também da esperança em dias melhores para o Pantanal e sua gente.
Pantanal do Paiaguás, 19/12/25
Manoel Martins de Almeida
