No Curso de Implantação e Manejo Básico de Hortas, realizado de 11 a 13 de março, os detentos receberam instruções abrangentes sobre o cultivo de hortaliças no Brasil. O currículo abordou desde a importância econômica e social da olericultura até técnicas específicas de plantio, correção do solo, irrigação e manejo de pragas.
“A certificação do Senar oferecida ao término do curso amplia as perspectivas de emprego para os participantes após a sua reintegração à sociedade”, destaca o diretor da PED, Rangel Schveiger.
O segundo curso, Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, realizado de 18 a 20 deste mês, explorou o potencial terapêutico das plantas. Ministrado pela bióloga e instrutora do SENAR/MS, Roseléa Curi Dolores, o programa destacou a importância dos fitoterápicos como uma alternativa acessível aos medicamentos convencionais. Com ênfase na integração do conhecimento popular com a ciência, os participantes aprenderam a cultivar e processar plantas medicinais para uso pessoal e potencial comercial.
“Estes cursos fazem parte de um esforço mais amplo de qualificação promovido pela Penitenciária Estadual de Dourados, demonstrando um compromisso com a reinserção social e a redução da reincidência criminal”, pontua o diretor da penitenciária. Segundo ele, a qualificação também está sendo utilizada para recuperar as hortas instaladas na unidade penal.
Servidores
A preocupação com o constante aperfeiçoamento é uma realidade na PED, segundo o dirigente, inclusive no que se refere aos servidores. “Além dos apenados, estão sendo oferecidas várias capacitações aos policiais penais da unidade, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma.
Para os servidores, foram realizadas capacitações nas áreas de Oratória, Primeiros Socorros e Chefia e Liderança.
Comunicação Agepen