Papa Francisco lava e beija pés de presidiárias na Itália
O pontífice participou de tradicional cerimônia da Semana Santa
Na Penitenciária de Rebibbia, localizada em Roma, Itália, o Papa Francisco realizou o ato de lavar e beijar os pés de 12 detentas na ala feminina. A cerimônia tradicional da Semana Santa aconteceu na quinta-feira, 28. Além disso, o pontífice fez um discurso durante a missa.
Detentas de várias nacionalidades tiveram seus pés lavados por Francisco. Elas exibiram grande emoção e derramaram lágrimas por serem atendidas pelo Papa. Ele estabeleceu a tradição de realizar o rito de lava-pés em prisões italianas desde o começo de seu pontificado.
Francisco, com 87 anos e dificuldades de movimento, não foi capaz de se ajoelhar para a cerimônia, como é tradicionalmente feito. Em vez disso, ele escolheu lavar os pés das prisioneiras enquanto estava sentado em uma cadeira de rodas.
Durante a missa de lava-pés, Francisco celebrou a homilia In Coena Domini — ato de discursar depois da leitura de uma passagem bíblica. Na exposição, o papa lembrou que o ritual remete ao ato de servir.
“Agora faremos o mesmo que Jesus fez: lavar os pés”, discursou o papa. “É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço.”
“Jesus perdoa tudo, Jesus perdoa sempre”#PapaFrancisco #LavaPés #QuintafeiraSanta pic.twitter.com/p2yFgoHW0n
— Vatican News (@vaticannews_pt) March 28, 2024
Papa Francisco participa de outros rituais
O pontífice está previsto para participar de outros rituais estabelecidos no calendário da Semana Santa. Na sexta-feira, 29, o Papa deve estar presente na Via-Crúcis, que se refere ao caminho que Jesus trilhou carregando a cruz.
Na noite de sábado, 30, Francisco conduzirá a vigília pascal na Basílica de São Pedro. Ao final das cerimônias, no domingo 31, espera-se que o papa entregue a mensagem “Urbi et Orbi” (À cidade e ao mundo), onde ele discute as principais crises atuais.
As informações são da Revista Oeste