BrasilNotícias

Após denúncia, governo publica portaria para liberar caminhões com doações ao RS

A medida ainda isenta do pagamento de pedágio os veículos oficiais envolvidos no atendimento à população gaúcha

Após uma denúncia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob o governo Lula, emitiu uma portaria para isentar os caminhões que transportam doações para o Rio Grande do Sul da fiscalização nos postos de pesagem das rodovias concedidas. A ação foi divulgada no Diário Oficial da União na quinta-feira, dia 16.

De acordo com a portaria, “a simples declaração verbal do motorista será suficiente para a liberação do veículo pelo fiscal”.

A medida também isenta os veículos oficiais envolvidos no auxílio à população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul e os caminhões com veículos oficiais anexos que transportam doações do pagamento de pedágio.

Flexibilização no transporte

A ANTT também tornou mais flexível a frequência, os pontos de embarque e desembarque e a adesão ao quadro de horários para as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional que têm origem ou destino no Estado.

A “prévia análise da ANTT quanto à sua segurança e à adequabilidade ao enfrentamento da calamidade pública” será realizada antes da flexibilização dos pontos de embarque ou desembarque, como esclareceu o órgão federal.

As ações permanecerão efetivas pelo tempo que o estado de calamidade pública, declarado pelo governo do Rio Grande do Sul e pelo Congresso Nacional, durar ou até que a ANTT opte por revogar as resoluções.

As intensas precipitações no Rio Grande do Sul resultaram em pelo menos 150 fatalidades e impactaram aproximadamente 2,1 milhões de indivíduos.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo