InternacionalNotícias

Vídeo do momento antes da morte de Sinwar é divulgado por Israel

Filmagem foi realizada por um drone

Filmagem foi realizada por um drone

Nesta quinta-feira (17), as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram um vídeo, gravado por um drone, que mostra o líder do Hamas, Yahya Sinwar, momentos antes de sua morte.

No vídeo, um indivíduo identificado como Sinwar surge com o rosto encoberto, acomodado em uma poltrona, manuseando o que aparenta ser um bastão de madeira em um apartamento de um prédio parcialmente demolido. Sem utilizar muita força, ele lança o objeto em direção ao drone.

Segundo Avichay Adraee, o porta-voz das IDF que fala árabe, a operação que resultou na morte de Sinwar na quarta-feira iniciou-se quando três homens foram detectados em um bairro de Tel al-Sultan, perto de Rafah, no sul de Gaza. Eles foram atacados enquanto tentavam escapar de uma casa.

Sinwar, reconhecido como o planejador dos ataques de 7 de outubro de 2023 contra Israel, estava entre os fugitivos e alegadamente se refugiou em outro prédio, onde as IDF iniciaram um tiroteio. Ele estava equipado com um colete à prova de balas e uma pistola.

“No ano passado, Sinwar tentou escapar da justiça e fugiu. Dissemos que o encontraríamos e o levaríamos à justiça, e foi o que fizemos. Foi Yayha Sinwar quem decidiu iniciar a guerra com Israel, enquanto se escondia entre os civis em Gaza” disse o porta-voz principal das IDF, Daniel Hagari.

Também foi confirmado pelas forças israelenses que o DNA de Sinwar foi encontrado em um túnel em Rafah, a uma curta distância de outro túnel subterrâneo, de onde foram recuperados os corpos de seis reféns sequestrados em Israel em 7 de outubro de 2023.

Segundo o portal Times of Israel, o complexo de túneis onde também se encontrava uma sala utilizada pelos comandantes do Hamas é o mesmo.

Sinwar, nascido em 1962 no campo de refugiados de Khan Younis, na região sul da Faixa de Gaza, tornou-se líder do Hamas no enclave em 2017. Ele construiu uma reputação de ser um adversário inflexível de Israel e implacável com informantes. Desde o dia 6 de novembro, ele assumiu a posição de líder máximo do grupo, ao qual ingressou quando tinha 19 anos.

Ele recebeu quatro sentenças de prisão perpétua em Israel em 1988 por organizar o sequestro e a morte de dois soldados israelenses e quatro palestinos “colaboradores”. No entanto, foi libertado em 2011 na troca de 1.047 prisioneiros palestinos pelo resgate do soldado israelense Gilad Shalit.

A morte do líder do Hamas durante uma operação militar na quarta-feira foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pelo Shin Bet, a agência de segurança interna de Israel. O evento ocorreu no sul do enclave, na região de Rafah, próximo à fronteira egípcia, após dados de inteligência indicarem a presença de “membros seniores do Hamas”.

“Yahya Sinwar foi eliminado depois de se esconder durante um ano atrás da população civil de Gaza, tanto acima como abaixo do solo, em túneis do Hamas” disseram as IDF em comunicado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo