BrasilNotícias

Alta Histórica: carne de frango alcança maior preço em dois anos, diz USP

A carne de frango é um dos principais alimentos na dieta da população brasileira

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revela que o preço da carne de frango atingiu seu nível mais alto desde o final de 2022.

Os dados foram publicados pela instituição nesta sexta-feira, 29. Segundo os pesquisadores, o “aumento do preço da carne de frango” persistiu durante o período em que normalmente ocorreria uma queda.

A pesquisa é liderada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Este campus é a referência da USP para estudos relacionados ao agronegócio.

“Levantamentos do Cepea mostram que os preços da carne de frango seguem firmes no mercado doméstico, operando nos maiores patamares reais desde novembro de 2022”, escrevem os pesquisadores. “Nem mesmo o período de final de mês, quando geralmente a demanda final se desaquece — por conta do menor poder de compra da população —, impediu novos aumentos.”

Os dados do Cepea indicam que o preço médio é ligeiramente superior a R$ 8, para tanto os produtos congelados como in natura. A média é determinada pelos pesquisadores com base na informação recolhida no mercado no Estado de São Paulo, que é o mais povoado de todo o Brasil.

Carne de frango no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de proteína de frango. Cada habitante consome, em média, 100 kg de carne por ano – sendo metade deste consumo de carne de frango.

A expectativa é que, em 2024, a produção nacional atinja 15 milhões de toneladas, igualando-se à China, sendo apenas superada pelos Estados Unidos, que apresentam um resultado de 21,4 milhões.

Cerca de 67% da produção nacional permanece no mercado interno. No entanto, os frigoríficos ainda dominam o mercado global de exportação de carne de frango.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo